Pavlova de Manga

Esta é uma das sobremesas que mais gosto de fazer e que nos permite o aproveitamento de claras! Claro qwe evito, pois é a desgraça completa.

Como tinha claras congeladas (e ainda lá ficaram bastantes, pois congelo as claras duas a duas em saquinhos pequenos e depois deixo descongelar de um dia para o outro dentro do frigorífico) e o lemon curd que fiz há 1 mês (e que ainda continua perfeito para consumo), a opção para a sobremesa deste Domingo, aproveitando a visita a familiares em Santarém, foi esta maravilhosa Pavlova! Fez as delícias de todos e recebeu muitos elogios :)

Esta foi uma foto que tirei com o telemóvel e a única possível. A Pavlova é uma sobremesa que deve ser montada na altura de servir (a humidade dos ingredientes que leva na cobertura compromete a sua crosta estaladiça e nós não queremos que isso aconteça! Tem que etar perfeita para o momento). Por isso, levei a pavlova numa caixa de cartão e à parte, levei o frasco de curd de manga e as natas batidas, numa caixa hermética de vidro, com um pouco de açúcar e sumo de limão. Claro que não faltou uma manga cortada em pedacinhos. Poder-se-ía ter decorado com apontamentos de framboesas ou mesmo umas folhas de hortelã, lhe dariam mais graça!



Esta é a receita do Curd de Limão que fiz:


🍭1 lata de 450g de polpa de manga
🍭1 manga bem madura
🍭3 ovos + 3 gemas (congelei as claras num saquinho)
🍭130g de açúcar
🍭100g de manteiga
🍭100ml de natas
🍭1 pacote de açúcar baunilhado
🍭Sumo de 1 limão
🍭2 colheres rasas de maizena
🍯Como preparar 🍯
Triturar tudo no copo misturador.
Levar ao lume sem parar de mexer até que a mistura comece a engrossar. Quando começar a aquecer reduza o lume.
Caso tenha um robot de cozinha, coloca todos os ingredientes no copo. Triturar 20 segundos na velocidade 9
Cozinha 8 minutos a 90° na velocidade 5.
Depois mistura mais 10 segundos na velocidade 5.
Rendeu 4 frascos
Esterelize os frascos.
Verta o Curd ainda quente pelos frascos, vire-os depois de fechados com a boca para baixo e deixe ficar assim até ficar completamente frio.
Guarde no frio.
Perfeito para recheio e cobertura de bolos e outras sobremesas

Ingredientes para a pavlova
6 claras de ovo
250g de açúcar em pó
1 colher de sopa rasa de maizena
1 colher de sobremesa de vinagre (eu usei o vinagre de figo da Oliveira da Serra, mas pode usar um vinagre balsâmico)

Ligar o forno a 170º
Começar a bater as claras. Quando estiverem em castelo (a fazer picos) vai-se acrescentando o açúcar, colher a colher. Continua a bater-se pelo  até que as claras estejam bem espessas e brilhantes (cerca de 10 minutos). Depois adiciona~se a maizena peneirada, bate-se novamente e de seguida o vinagre. Volta a bater-se mais 5 minutos.

Reduzir o forno para 120º
Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Coloque a massa no centro e com a ajuda de uma espátula, vá endireitando, de forma a ficar com uma forma arredondada e com uma pequena concavidade no topo (que depois ajuda a aconchegar o recheio).

Vai ao forno durante 2 horas.
Depois de terminar este tempo, deixe o forno entreaberto com uma colher de pau e deixe assim até arrefecer completamente.

Recheio (estes ingredientes devem estar todos bem frescos na altura da montagem da Pavlova)
400 ml de natas com 35g de gordura (eu uso sempre da Longa Vida)
50g de açúcar
Sumo de meio limão
200 ml de curd de manga
1 manga (não muito verde)

Bater as natas com o açúcar até estarem bem espesssas. Só nesta altura se vai acrescentando o sumo de limão, sem parar de bater. Vai verificar que as natas ficam ainda mais consistentes. Guarde no frio até usar.
Corte a manga em pedacinhos.

Para a montagem:
Coloque a Pavlova num prato de servir. Na concavidade coloque metade da manga em pedaços, por cima as natas. Termina com o curd de manga e os restantes pedaços de manga.

Bom Apetite 🎂🍰

1 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas