Perna de Borrego Assada com Arroz de Cenoura


Espaço para Saborear!

Ingredientes:

1 Perna de borrego não muito grande, limpa de gorduras
1 cebola grande
4 dentes de alho
3 folhas de louro
Tomilho
Sal
Pimenta
Azeite
Pimentão doce
Vinho Branco
Piri-piri
1 maçã reineta
Banha
Margarinha

Para o arroz:
200 g de arroz
500 ml de água quente
Cenouras pequenas
Cravinho
2 alho
1 cebola pequena
Azeite

Preparação:

Vamos temperar o borrego que deve ficar a marinar de um dia para o outro. Barre um tabuleiro de loiça com banha, coloque a perna do borrego e tempre com a cebola pica, os alhos picados, as folhas de louro, tomilho, sal, pimenta, pimentão doce, piri-piri, azeite, vinho branco e a maçã com casca (retire o caroço) cortada aos quadradinhos.
No dia seguinte retire a perna do tempero e coloque-a num pirex de ir ao forno barrado com banha. Ponha bastante salsa picada por cima e pequenas nozes de margarina. Leve ao forno apré-aquecido a temperatura média, durante cerca de 1h00.
O molho da marinada deve ser passado pelo passador e misture-le um pouco de caldo de carne. Utulize este molho para ir regando a perna de borrego durante a cozedura. A meio deve virar a perna, para que o assado fique uniforme.

Agora vamos fazer o arroz:
Num tacho coloque os alhos picados, a cebola bem picada, a cenoura cortada em pedaços pequenos (pode optar por utilizar cenourinhas pequenas congeladas), um cravinho, e um bom fio de azeite. Deixe refogar ligeiramente sem queimar, em lume brando. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco no refogado. Em seguida acrescente a água lentamente, mexe para o arroz não agarrar e rectifique de sal. Deixe cozinhar em lume brando até cozer.

Disponha a perna de borrego numa travessa com o arroz e sirva quentinho!

Bom Apetite

0 Barriguinhas Comentaram

Enviar um comentário

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas