Bacalhau Recheado com Espinafres e Farinheira em Crosta de Broa de Milho e Batatinhas no Forno

Esta foi uma das receitas vencedoras do Passatempo do Dia da Mãe de Receitas Oliveira da Serra
Ingredientes


4 postas de bacalhau, não muito altas
1 farinheira
200g de espinafres congelados
1/2 broa de milho, salsa e azeite
Sal, pimenta e azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimento vermelho
1 Kg de batatas para assar
1 caldo de carne
1 cebola
Azeite
Sal e pimenta

Preparação

Com cuidado, retire a espinha do centro da posta do bacalhau e alguns excessos de pele. Ao retirar a espinha é natura que a posta de divida ao meio. Tempere as postas sem espinhas pimenta moída. Coza os espinafres em água temperada com sal, um fio de azeite e um alho esmagado. Depois de cozido escorra e reserve. Retire a pele da farinheira e coloque o miolo numa taça. Num tabuleiro coloque a cebola ás rodelas finas e os 2 dentes de alho picados, juntamente com o pimento cortado em tiras finas. Por cima coloque as 4 metades das posta de bacalhau e por cima divida o miolo da farinheira e os espinafres cozidos. Tape com a outra metade da posta do bacalhau. Tempere com pouco sal e pimenta por cima e com um bom fio de azeite.
Desfaça o miolo da broa de milho para uma tigela e junte um pouco de salsa picada e cerca de 6 colheres de sopa de azeite. Mexa bem para formar uma massa. Com a mãp retire bocados de broa e coloque por cima de casa almofadinha de bacalhau.

Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. Desasque também a cebola e corte em rodelas finas. Coloque num tabuleiro de ir ao forno em camadas de batata e cebola. Tempere com sal e pimenta, um fio de azeite e por cima um caldo de carne desfeito em cerca de 1dl de água.
Leve o bacalhau e as batatas ao forno cerca de 1h30. Vá verificando a cozedura. As baratas deven ficar douradinhas e a broa de milho por cima do bacalhau também.


Bom Apetite :)

3 Barriguinhas Comentaram

  1. A tua refeição ficou maravilhosa, o aspecto, a conjugação de sabores, está tudo óptimo!

    ResponderEliminar
  2. Prato maravilhoso, o meu peixe favorito é bacalhau e como em todos os sentidos preparado. Este seu é delicioso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. bacalhau é comigo eu adorei o teu parto ficou com um aspecto maravilhoso beijinhos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas