Toucinho do Céu e mais um ano que termina...

Para mim este é um dos expoentes máximos na doçaria conventual!
Toucinho do Céu .... leva-nos às nuvens em cada colherada. Há que comer em pequeninas doses para não enjoar e demorar na degustação desta preciosidade... Uma excelente sugestão para terminar mais um ano, não acham?
Faço votos para que o Novo Ano que se avizinha vos traga todas as concretizações e que realizem todos os vossos desejos!


Ingredientes
500g de açúcar
250g de água
1 Pau de canela
500g de miolo de amêndoa
150g de Doce de Gila
12 Gemas
30g de manteiga
1 Colher de sopa cheia de farinha
Manteiga para untar e farinha para polvilhar

Açúcar em pó

Utensílios:
Papel vegetal para forrar a forma
Uma forma redonda de 20cm

Preparação
Coloque o açúcar num tacho, junte água té cobrir e leve ao lume, deixando ferver até obter um ponto de pérola. Junte o miolo de amêndoa, a manteiga e a farinha mexa bem. Adicione a gila e mexa. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Aqueça o forno a 180º. Bata as gemas, adicione ao preparado anterior batendo muito bem e leve novamente ao lume brando, mexendo continuamente até obter uma mistura mais espessa. Quando levantar fervura, retire do lume e reserve.
Unte com a manteiga um tabuleiro retangular, forre com o papel vegetal, unte novamente com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a mistura na forma e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e só depois de estar completamente frio polvilhe com bastante açúcar em pó.

Bom Apetite :)
FELIZ ANO NOVO!

1 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas