Bolas de Berlim ~ MFP Receitas


Ingredientes

Para a Massa
30 g de fermento de padeiro ou 3 pacotes de 11g de levedura seca
500 g de farinha
100 g de açúcar
Raspa de 1 limão
1 colher de café de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
7 ovos
100 g de manteiga bem mole em pedaços pequenos
Óleo para fritar
Açúcar para polvilhar e 1/2 colher de café de canela

Para o creme
0,5 L leite
1 casca de um limão
100 g de açúcar
4 gemas
50 g de farinha

Preparação

Coloque todos os ingredientes da massa na cuba da MFP. Escolha o programa amassar (na minha é o 8). Quando terminar deixe a massa dentro da cuba durante mais 15 minutos para que aumente de volume. Retire a massa e com as mãos untadas com azeite vá retirando bocadinhos de massa para fazer bolinhas (devem ter 40 g aproximadamente cada uma). Coloque as bolinhas de massa num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe repousar mais 30 minutos. Depois frite-as em Óleo quente (mas não demasiado, para que não fiquem logo muito queimadas por fora e cruas por dentro). Escorra e passes-as pelo açúcar e canela. Deixe arrefecer.

Para fazer o creme, leve ao lume o leite com a casca do limão e quando ferver retire do lume. Numa tigela à parte misture as gemas com o açúcar até obter uma massa clara. Adicione a farinha e mexa bem. Adicione o leite coado e continue a mexer. Coe este preparado para um tacho e leve ao lume, mexendo semore, até engrossar. Deve deixar este creme arrefecer completamente.
Com uma faca afiada faz um golpe em cada bola e com o saco pasteleiro ou uma colher de chá, enche-as com o creme. E pronto, agora pode saborear esta delícia.
 Bom Apetite :)

1 Barriguinhas Comentaram

  1. A MFP é uma deusa...desde que a adquiri que adoro testar coisas novas! E esta receita de bolas de berlim...hummm...lá se vai a dieta!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas