Focaccia - Pão com Azeitonas e Ervas Aromáticas

Mais um pãozinho saído das revistas do CM.... muito bom!


Ingredientes

2 colheres de chá de levedura seca
1 colher de chá de açúcar
500g de farinha simples
60 ml de azeite
150 g de azeitonas pretas sem caroço e picadas
Ervas aromáticas (usei, orégãos e salsa seca) Também pode usar manjericão
2 colheres de chá de sal

Preparação

Coloque a levedura, o açúcar e 125 ml de água morna numa tigela pequena e mexa até estarem dissolvidos. Deixe repousar em local quente 10 minutos. Peneire a farinha e 2 colheres de chá de sal para uma taça e faça um buraco ao centro. Adicione a mistura da levedura, o azeite e 185 ml de água morna. Mexa até obter uma massa mole e forme uma bola com as mãos enfarinhadas. Vire a massa para uma superfície polvilhada com bastante farinha e amasse bem durante 10 minutos. Coloque a massa numa tigela grande, ligeiramente untada com azeite, cubra-a com película aderente e deixe repousar durante 1 hora.
Espalme a massa e adicione as azeitonas cortadas e as ervas que desejar. Amasse tudo e envolva durante 1 minuto. Divida a massa em 4 porções iguais. Espalme cada porção para obter uma forma oval e realize corte com a letra V ao longo da massa. Disponha a massa em tabuleiros bem polvilhados com farinha, deixando espaço entre eles. Tive que usar 2 tabuleiros. Cubra os tabuleiros com película e deixe repousar mais 20 minutos. Vai ver que a massa vai voltar a crescer.
Aqueça o forno a 210º. Deixe cozer a Focaccia durante cerca de 35 minutos, ou até ficar estaladiça. Para obter uma crosta estaladiça, pulverize o interior do forno com água 15 minutos após ter colocado no forno.
Que maravilha!

Bom Apetite :)

1 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas