"Frikadeller" Hambúrgueres com Pão



Ingredientes

800g de carne picada (misture porco e vaca, um pouco de toucinho e um pouco de toucinho - peça no talho)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 pães duros (bolinhas ou carcaça) e um pouco de leite
2 ovos
100g de pão ralado
Salsa picada
Sal e pimenta
Óleo e margarina para fritar

Preparação

Numa tigela coloque o pão em pedaços e amoleça-o com um pouco de leite (só o suficiente para fazer uma papa. O excesso de liquido do pão deve ser bem escorrido. Noutra taça misture a carne, a cebola bem picada, os alhos picados, os ovos, o pão ralado, a salsa picada e tempere de sal e pimenta. Junte o pão bem escorrido e misture tudo muito bem com as mãos. Aqueça numa frigideira um pouco de óleo e um pouco de margarina. Retire pedaços de carne e molde hambúrgueres. frite de ambos os lados e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Acompanhe com o que gostar mais (arroz, massa, batata frita, etc...).

Aqui fica um pouco da história deste receita:
Frikadeller apresentam-se como a versão dinamarquesa das almôndegas, constituindo um prato muito popular na Dinamarca.
São confeccionados com carne de porco picada, carne de vitelacebolaovosal e pimenta preta. Estes ingredientes começam por ser moldados em forma de bola. Estas bolas são depois espalmadas, formando frikadeller. Em seguida, estes são fritos numa frigideira em banha de porco, ou, como é mais comum nos dias de hoje, em manteigamargarina ou até óleo vegetal.
Como prato principal, são quase sempre acompanhados por batatas cozidas e um molho castanho conhecido por brun sovs. Também é comum serem servidos com cebolas salteadas ou caramelizadas e beterraba.
Constituem também uma das iguarias que integram o Smørrebrød, uma especialidade constituída por diversos pratos, sendo consumidas nesse caso em pão escuro dinamarquês, denominado rugbrød, com beterraba ou picles.
A combinação de frikadeller e salada fria de batata é muito popular em piqueniques, dada a facilidade de os transportar depois de cozinhados.
Podem também ser consumidos com beterraba, salada de pepino, salada de batata ou outras saladas.
Em restaurantes de comidas rápidas, é ainda possível encontrar sanduíche de frikadeller, também conhecida porfrikadelleburger, a versão dinamarquesa dos hambúrgueres.


Bom Apetite :)

2 Barriguinhas Comentaram

  1. Que óptima sugestão! Pelo aspecto e ingredientes deve ser uma delícia!! Uma forma de variar aos habituais hambúrguers! :)
    Gostei muito de conhecer mais um pouco da culinária dinamarquesa, obrigada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas