Muito amor | |
Amor
eterno – Para sempre
Riqueza - Devoção - Amizade Perpétua rosa e alfazema - Amor imortal |
Curiosidades:
A Alfazema ajuda a tratar a ansiedade e o stress, melhorando a qualidade do sono. Esta planta cresce espontaneamente em Portugal. É também denominada lavanda, uma designação que deriva do latim lavare, por ter sido sempre muito utilizada em lavagens do corpo.
As perpétuas roxas atuam como anti-inflamatório e expectorante para dores de garganta, rouquidão, laringites, bronquites, afonia, inflamação das cordas vocais. A planta contém substância anti-astênica usada tradicionalmente na farmacopéia africana e amazônica; e também na portuguesa, como infusão milagrosa que aclara a voz das fadistas. Pode ser usada como essência floral, sendo indicada quando ocorre uma saudade insustentável, como por exemplo, a perda de um ente querido. Resgata o entendimento da alma e a compreensão da morte. Esta flor é usada para fazer uma guirlanda para o dia do irmão no Nepal. A guirlanda é colocada em volta do pescoço do irmão por sua irmã para a sua Proteção.
E da junção destes duas plantas nasce este bundt! Podemos chamar-lhe "Bundt Alfazema Perpétua e Chocolate"
Eu não tenho por hábito escrever muito nas publicações, mas desta tem que ser!
Quando li o tema da Bundtmania ("Bundts Aromatizados") no blogue da Mena As Aventuras de uma Mamã, a primeira coisa que veio à cabeça foi a alfazema... não me perguntem porquê! A menina Lia do blogue Lemon and Vainilla e a Mena juntam-se e dá nisto!
Andava eu à procura de alfazema (a planta), que não encontrei, deparei-me com a Perpétua Roxa. Prendeu-me logo o olhar e trouxe para casa, juntamente com a alfazema embaladas.
E agora.... o que vou fazer com isto? Resolvi juntar-lhes chocolate e no fim decapitei o bundt para o decorar a rigor com uns brigadeiros cake!
Cá vai a receita...
Ingredientes
Chá de alfazema e perpétua roxa (1 copo)
170g de manteiga sem sal
200g de açúcar
125g de chocolate em pó
200g de farinha
1 Colher de café de alfazema
4 ovos
1 Colher de café de essência de baunilha
1 Colher de chá de fermento em pó
1 tabelete de chocolate de culinária
1 colher de chá de manteiga
50ml de natas
Leite condensado cozido q.b. (cerca de 2 colheres de chá)
Pepitas coloridas a gosto Vahinè
Preparação
Ligue o forno a 180º
Comece por fazer o chá. Ferva 250ml de água. Depois apague o lume e dentro da água coloque 1 colher de chá da alfazema e 1 colher de sopa de perpétuas roxa. Deixe repousar 10 minutos e depois coe o chá para fazer a quantidade de 1 copo que precisamos.
Entretanto coloque a farinha, a colher de café de alfazema e o fermento numa taça. Misture e reserve.
Num tachinho leve ao lume o copo de chá, a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar. Deixe ferver e mexa até que o açúcar se dissolva e todos os ingredientes estejam bem incorporados. Retire do lume.
Voltando à taça da farinha, adicione os ovos um a um e vá batendo até que estejam misturados.
Verta o preparado do tacho para a farinha e vá mexendo até estar tudo muito bem envolvido. No fim envolva a essência de baunilha.
Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta nela a massa e leve ao forno durante 40 minutos aproximadamente. Depois retire do forno, espere 10 minutos e desenforme o bundt. Deixe arrefecer um pouco.
Com uma faça cortei o topo do bundt e esfarelei para uma taça. Levei ao frio 30 minutos. Depois juntei 2 colheres de chá de leite condensado cozido e envolvi até ficar uma massa moldável, para fazer os bolinhos brigadeiro. A seguir é só passá-los pelas pepitas coloridas a gosto. Levei-as ao frio mais uns minutos.
Enquanto esperava e para a cobertura derreti o chocolate, com a manteiga e as natas. Levei ao microondas de 40 em 40 segundos e mexi. Bastou duas vezes. Verte-se esta cobertura sobre o bolo e por cima enfeita-se com os bolinhos brigadeiro que prendemos ao bolo com a ajuda de um palito.
Nota: Quando se utiliza alfazema numa receita as quantidades a juntar devem ser reduzidas. O sabor e aroma é muito intenso.
Levar o bolo ao frio até servir! Meu Deus... que delícia...
Bom apetite e até ao próximo Bundt Cake!
Querida Lúcia,
ResponderEliminarPois não podias ter trazido um bundt mais lindo e aromatizado e olha, acabaste de me dar a conhecer a perpétua roxa que desconhecia completamente e fiquei in love.
Lindo, lindo o teu bundt e quanto ao sabor, só pode ser magnífico!
Obrigada!
Um grande beijinho,
Lia.
Lúcia, ficou lindíssimo e com certeza uma verdadeira delicia...um beijinho.
ResponderEliminarAmiga e é seguro colher a alfazema dos campos abandonados, que por vezes aparecem? Sendo assim, sempre tive alfazema aqui perto de mim e acho que vou-lhe dar uma melhor utilidade,.....adorei a tua partilha :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Olá Mary! Sim pode apanhar. Quem me dera poder ter aqui em campos :)
EliminarBeijinhos
Lúcia achei o bundt tão lindo e imagino que deve ser muito saboroso.
ResponderEliminarO interior esta de dar água na boca
Boa semana
bjs
Cada vez que visito o teu blog fico um pouquinho diabético :)
ResponderEliminarSó sugestões deliciosas por aqui!
http://petiscana.blogspot.pt/
Não conhecia a perpétua roxa, mas fiquei muito curiosa para experimentar. Este bundt ficou com aspeto bem guloso e lindo. Parabéns ;)
ResponderEliminarRecanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Lúcia, este teu Bundt está muito muito guloso e lindissimo! E essa cobertura meu deus... :)
ResponderEliminarAinda não tive oportunidade de usar alfazema mas ao que tenho visto vale mesmo a pena. Excelente proposta!
Bjinhos
Susana
Tem um aspecto delicioso, vou ter que experimentar.. ainda por cima tem dois ingredientes que adoro: chocolate e perpétuas roxas!
ResponderEliminarVou voltar mais vezes :)
Beijinho,
Cátia.
aculpaedadieta.blogspot.com