Beijos de Pai *Especial Um Bolo Para O Pai Branca de Neve"


Aceitámos o desafio da Branca de Neve e com o preparado para Pão de Brioche criámos um bolo, no mínimo diferente e com alguma criatividade à mistura :) Foi, acima de tudo, uma noite muito bem passada na nossa humilde cozinha, com muita diversão à mistura... Agradeço profundamente à minha amiga Ana Paula pela sua preciosa ajuda e companhia, ao João Claudino e à minha querida filhota Gabriela! Adoro-vos :)... FELIZ DIA DO PAI


Ingredientes

1 pacote de farinha para Pão Brioche da Branca de Neve
220 ml de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
7 quadradinhos de chocolate partidos ao meio (para os brioches)
400 ml de natas
150 g de açúcar
200 g de chocolate em barra (para a decoração)
Leite condensado cozido

Preparação

Amassei a massa dos Brioches na MFP. Coloque por esta ordem: a água, o açúcar e a farinha. Seleccionei o programa 8 para amassar e ao fim de 1h30 estava a massa pronta. Enfarinhei a mesa da cozinha e nela coloquei a massa.

Dividi em 14 bolinhas e meti-as no tabuleiro de ir ao forno, por cima de um tapete de silicone que evita que se queime (caso não tenha coloque farinha no fundo do tabuleiro. Os Brioches não devem ficar muito cozidos. Cerca de 15-20 minutos a 180º será suficiente. Devem ficar fofos para facilitar o corte do bolo. Em cima de cada bolinha de massa pus 1/2 quadradinho de chocolate que ao derreter espalha-se pelo Brioche. Retira do forno e deixar arrefecer.

As natas batem-se em castelo bem firme com o açúcar e reservam-se.Entretanto vamos derreter a barra de chocolate em banho-maria e vamos espalhar com a ajuda de uma espátula por cima de papel de alumínio e deixamos secar (este processo pode demorar cerca de 20 minutos ou mais). Depois de seco faça rectângulos na vertical e depois cortes na horizontal para formar quadrados e em seguida corte cada quadrado na diagonal para fazer triângulos. São óptimos para decorar qualquer bolo e pode dar asas à sua imaginação.

Quando os Brioches estiverem menos quentes, barre o fundo de um prato de servir com o leite condensado cozido, e por cima vá colocando 7 Brioches com chocolate. Espalhe mais um pouco do leite condensado por cima (em fio)«, não é preciso muita quantidade), e por cima faça outra camada com os restantes Brioches. Barre com as natas batidas e decore com os triângulos de chocolate a seu gosto. Nós fizemos uns biscoitos de manteiga em forma de coração e por cima colocámos um glacé de clara e açúcar em pó com corante vermelho.


Espero que gostem e que se divirtam a experimentar. Este bolo não fica muito doce, mas é sem dúvida diferente e agradável. O Pai cá de casa aprovou e gostou!

Bom Apetite :)

5 Barriguinhas Comentaram

  1. Olá Lucia agradeço a visita ao meu blog e aproveito a conhecer o teu.
    Gostei imenso do bolo que criaste com a base desta farinha preparada, parabéns!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Duxa. beijinhos e parabéns também pelo teu blog :) ès sempre bem vinda ao nosso cantinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Barriguinhas, o teu bolo ficou um espectáculo. Está com uma apresentação linda e (como provei...claro :P) muito saboroso.Esses beijos do Pai têm um gostinho especial.Obrigado AMIGA.Bj gande

    ResponderEliminar
  4. Lucia, ha imenso tempo que sigo o teu blog, e ja tenho tirado daqui algumas ideias, este bolo de brioche está simplesmente fabuloso, adorei, vou experimentar aqui em casa de certeza!!!

    Se quiseres passar pelo meu cantinho:
    http://docestentacoesdahannah.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de sugestão, mesmo gulosa!
    Boa sorte!!!!!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas