Pão de Sementes

Ultimamente ando com a mania do pão! Mas adoro fazer pão, só tenho pena de não ter um daqueles fornos a lenha.... aí assim! Mas por agora vou fazendo no meu forno, que também não me tem deixado ficar mal! É tão bom quando ainda está quentinho.... até se come sem nada :) e os amigos e família agradecem.


Ingredientes 

1 Kg Farinha com sementes para pão (tinha na despensa uma do Continente e foi essa que usei).
Um fio de azeite
1 Colher de chá de sal
2 colheres de farinha de milho (Usei da marca Espiga)
1 pacote de cerca de 11g de levedura seca.
50ml de leite
Água morna

Preparação

Coloquei numa tigela pequena a levedura seca e cerca de 50ml de leite. Levei ao microondas só para aquecer ligeiramente. Retirei, mexi com uma colher e deixar repousar 10 minutos. Numa tigela grande, para poder amassar, coloquei a farinha, abri um buraco ao centro e adicionei o sal, a levedura, um fio de azeite e a farinha de milho. Misturei com a mão e fui acrescentando água até a massa estar com uma boa consistência (nem liquida, nem dura). deve ficar uma massa fofa. Se tiver máquina para amassar é mais fácil :), mas eu ainda não tenho. No fim de amassar bem, forme uma bola, polvilhe com farinha e deixe repousar durante 2 horas. Normalmente a massa vai dobrar o tamanho. Passado este tempo, polvilhe o tabuleiro do forno com abundante farinha e divida a massa quantas vezes quiser. Neste caso fiz dois pães (um para mim e o outro levou a minha querida mãe :), mas pode fazer bolinhas pequenas.... Uma delícia!

Bom Apetite :) 

4 Barriguinhas Comentaram

  1. O melhor no pão caseiro é que se pode sempre variar ao nosso gosto.
    A tua sugestão é deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. Adoro pão quentinho barrado com manteiga. Este ía já, tem um aspecto delicioso.
    Parabéns pelo teu cantinho.
    Beijo beijo

    ResponderEliminar
  3. Está com um aspecto absolutamente delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas