Quiche de Presunto, Queijo e Tomate


Ingredientes
Massa:
300 g de farinha de trigo
230 g de manteiga amolecida
70g de água e uma pitada de sal
Recheio:
2 ovos
2 gemas
20g de manteiga
400ml de natas
4 colheres de sopa de queijo emental ralado
100 g de presunto cozido
1 cebola pequena
2 tomates pequenos
pimenta do reino

Preparação
Prepare a massa brisée: peneire a farinha e coloque-a sobre a mesa de trabalho. Disponha no centro dele 230 g de manteiga, amolecida e em pedaços, e misture os dois ingredientes por alguns minutos. Coloque novamente na bancada e adicione no centro 5 colheres de sopa de água fria com uma pitada de sal. Misture até obter uma massa homogênea, enrole-a em filme plástico e leve ao frio por pelo menos 1 hora.
Enquanto isso, corte o presunto em cubos regulares. Descasque a cebola e corte-a em rodelas finas. Bata ligeiramente os ovos e a gema com as natas, uma pitada de sal e uma boa pitada de pimenta, moída na hora. Numa panela pequena, derreta a manteiga restante e doure a cebola. Acrescente o presunto em cubos e refogue-o por alguns minutos em fogo baixo.
Transfira a massa para a mesa enfarinhada e aperte-a com as mãos. Use um rolo e estenda a massa. Forre com ela uma tarteira. Pique a massa depois de colocada na tarteira com um garfo. Salpique a base de massa com o queijo ralado, distribua o composto de cebola e presunto e complete com a mistura dos ovos, batidos com as natas. Por cima disponha os tomates em rodelas Leve ao forno a 180°C por 45 minutos. Sirva morna. 

Preparação na Mycook
Coloque os ingredientes (pode optar por substituir a manteiga por 70g de azeite e 1 ovo) da massa no jarro e programe 1 minutos - AMASSAR enrole-a em filme plástico e leve ao frio por pelo menos 1 hora.
Ponha 20g de manteiga e a cebola em pedaços, no jarro. 3 minutos | 120º | Veloc.1
Junte o presunto em pequenos cubos  e programe 2 minutos | 100º | Veloc.2. Reserve
Bata os ovos com as natas e tempere com pimenta (não acrescente mais sal). 30 Segundos | Veloc.4
Transfira a massa para a mesa enfarinhada e aperte-a com as mãos. Use um rolo e estenda a massa. Forre com ela uma tarteira. Pique a massa depois de colocada na tarteira com um garfo. Salpique a base de massa com o queijo ralado, distribua o composto de cebola e presunto e complete com a mistura dos ovos, batidos com as natas. Por cima disponha os tomates em rodelas Leve ao forno a 180°C por 45 minutos. Sirva morna. 

Bom Apetite :)

5 Barriguinhas Comentaram

  1. Hummmm, que delícia.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. adoro quiche a tua esta um luxo mt bonita adorei os ingre que metestes adorei bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Lúcia, boa noite!

    Tudo lindo, a Brisée, o recheio...todavia a foto...ficou 10!!!
    Beijos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas