Bundt Cake de Amêndoa e Cenoura e uma História

Como não podia deixar de ser esta receita veio da minha Mestra Bundt Cake :) a Mena Lopes de onde tirei esta receita através do seu delicioso blog AS AVENTURAS DE UMA MAMÃ.
Desde então têm sido longas as prosas sobre o Bundt Cake no grupo COOKING WORLD, concebido pela querida Natacha, onde só estão os melhores blogs de cozinha como contribuidores. Somos uma família e existe um elo de carinho e amizade difícil de explicar :D... eu estou por lá mas deve ter sido engano e enquanto ninguém der por isso deixo-me estar! :)
Entretanto um dos post recentes da nossa comunidade foi uma consistente explicação sobre MAS AFINAL O QUE É UM BUNDT CAKE? ... leiam e aprendam, porque eu também aprendi. Obrigada Mestra!
Este meu não saiu bem desenformado e a forma já está na reforma, mas estava delicioso, por isso só trago a foto da fatia. Mas não perdem pela demora e em breve muitos bundts cakes vão sair desta cozinha.... olá se vão!



Ingredientes
50 g de amêndoas tostadas e laminadas para a decoração
50 g de amêndoas moídas (farinha de amêndoa)
280 g de farinha
16 g de fermento em pó
5 g de sal
10 g de canela
5 g de gengibre
3 ovos tamanho L (temperatura ambiente)
300 g de açúcar
175 ml de azeite ( eu usei óleo de girassol)
150g (2 cenouras) raladas

Preparação
Começamos por descascar as cenouras e ralar no ralador.
Numa taça misturamos a farinha, o sal, o fermento, o gengibre, a canela e reservamos.
Colocamos na taça da batedeira os ovos e o açúcar e batemos até que duplique o volume. Juntamos o óleo e continuamos a bater.
Pré-aquecemos o forno a 180ºC.
De seguida colocamos a mistura que preparámos com a farinha até que esteja bem misturada. Seguidamente adicionamos a farinha de amêndoa e misturamos com uma espátula. Por fim adicionamos as cenouras e misturamos bem para envolver bem na massa.
Untamos a nossa forma e vertemos a massa. Alisamos a superfície com uma espátula e levamos ao forno 45 minutos, ou até que o palito saía seco.
Deixamos arrefecer 5 minutos sobre uma grelha antes de desenformar. Desenformamos e deixamos arrefecer sobre a grelha.

Podem ver nesta fotografia do pequeno almoço do dia seguinte o meu Bundt Cake lá ao fundo :)


Bom apetite :)

16 Barriguinhas Comentaram

  1. Primeiro Lúcia, bom dia!

    Segundo, fazes parte do Cooking World e fazes muito bem. Duvido que alguém se tenha enganado ao dar-te o ingresso :D

    Não menos importante é dizer que adoro amêndoa e que, embora a mim a fatia me pareça perfeita, tu não tens culpa da tua forma estar a caminho da reforma e que eu quero na mesma provar o bundt.

    A "revolta dos bundts", chamemos-lhe assim, está a contagiar-me...quando será o meu dia?? Acho melhor pedirmos todas na mesma encomenda a bundt pan à Nordic ware a ver se nos fazem uma atençãozinha! :D

    Um beijo e boa semana,

    Aida

    ResponderEliminar
  2. Já me fartei de rir com a tua introdução!!! Olha se ha alguem que esta mto bem na lista és TUUUUU! E por aqui me fico que nao me apetece discutir!! E quanto a isso de Mestra... cof cof... Nada disso!! Apenas gosto muito, mas mesmo muito mesmo, destes bolinhos!! Sao simplesmente maravilhos, e nao imaginas o feliz que fico de vos ver experimentar e acima de tudo, gostarem!!! Vou levar a receita pra pagina!!!!!
    Adorei as alterações que fizestes!!!!
    Ah e outra coisa, as formas sao mto importantes para nao defraudar o aspecto final, mas tu deste a volta à situação de maneira fantastica!!
    Um beijo grande como tu!!
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. Também fiz um a semana passada, é um bolo que se vê muito em blogs espanhoês, também tenho no da Mena .
    O teu ficou lindo e com amêndoa tem que ser uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia,

    Por engano não está lá de certeza! ;) Faz coisas maravilhosas a Lúcia!

    E goste bastante deste bundt, pode não ter ficado muito perfeito, mas o sabor está lá...nota-se! :)

    Realmente a Mena têm uns Buundts maravilhosos! :)*

    ResponderEliminar
  5. Foi um belo de um brunch com esse Bundt de combinação fantástica!...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Que maravilhoso que ficou,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Rendeste aos bundt e a culpada disto é a Mena!
    Apesar de não ter saído muito bem da forma, tem um aspecto fantástico.
    Beijinhos e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Olá Lúcia,
    Adorei este bundt e cada vez estou mais tentada a fazer mas, falta-me a forma :)
    Kiss

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  9. A Mena viciou toda a gente...
    Com tantos bundt's maravilhoso não vou conseguir resistir muito mais...
    Ficou com excelente aspecto. Adorei os sabores
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Mas que belo bundt!! Inham! :)

    Beijinhos Lúcia!

    Mafalda

    ResponderEliminar
  11. Ficou maravilhoso!
    E tenho a mesmoa opinião que tu, em relação ao grupo. 5 estrelas mesmo.

    ResponderEliminar
  12. A Mestra é tramada, então não chegava ela agora também tu vens para o mundo Bundt, não existem lights assim é batota.

    Pela foto da fatia está mesmo divinal :)

    beijos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas