A Felicidade também pode ser encontrada num gelado...

E foi com muito agrado que recebi o convite para visitar a gelataria FIB Gelados no Areeiro, na Avenida Padre Manuel da Nobrega 13E ( a 1 minuto da estação de Roma/Areeiro). O Areeiro é na sua essência um bairro residencial, onde os moradores vivem a cidade e em particular a zona com as suas praças e logradouros, benificando da sua próximidade por excelência do coração da cidade, que alcançamos depois de um agradável passeio pelas ruas de Lisboa.
Foi num domingo à tarde, um dia tranquilo na cidade e que se revelou perfeito para este encontro.
Fui muito bem recebida pelo Moreno e pela Andreia que dão vida a este projecto desde Março deste ano. Um Italiano e uma Portuguesa demonstram ser a equipa perfeita. Os seus gelados são confeccionados com fruta da época e só a melhor fruta entra na cozinha onde a verdadeira história do gelado Italiano ganha vida e só tem fim quando é degustado pelos clientes que já se demonstram fieis. De sabor inconfundível e a preços muito acessíveis (1 Euro cada bola), tendo em conta a qualidade que se nos apresenta.
O espaço prima pela simplicidade e é muito acolhedor com recantos a descobrir e pormenores que nos surpreendem... afinal a felicidade está por todo o lado!
E a pergunta surgiu: Porquê FIB?
FIB significa Felicidade Interna Bruta :)
Consta que existe um país de nome Butão (lá para os lados do Tibete) e é o país com o PIB (produto interno bruto) mais baixo que existe. Um dia o seu líder disse que um país não se mede pelo seu PIB mas sim pela sua Felicidade Interna Bruta (Fib)... e parece que a expressão pegou! E assim foi escolhido o nome. Na verdade a felicidade está dentro das pequenas coisas que nos fazem felizes e certamente todos já fomos felizes a comer um delicioso gelado :)

Então, já sabe, passe no Fib, prove um gelado ou leve para casa e seja feliz!

Pensei logo em fazer uma receita e os sabores que me despertaram os sentidos foram as framboesas e a manga! E que bem escolhido, de cores fortes e sabores marcados, perfeitos para esta Bomba Gelado que vos trago. Podem usar torta de compra e construir esta sobremesa, mas eu fiz a torta em casa e acho que é bem mais saborosa :)


Vamos à receita?

Ingredientes
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
Raspa de lima ou limão
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal
4 colheres de farinha

Compota de framboesas

500g de gelado de framboesas Fib
500g de gelado de manga Fib

Preparação
Primeiro fiz a torta: Ligue o forno a 190º. separar as gemas das claras. Primeiro bater as claras em castelo com a pitada de sal até que estejam bem firmes. Depois bater as gemas com o açúcar, a raspa de lima e a essência de baunilha. Bater bem até que tenha uma mistura esbranquiçada e fofa. Envolver as claras com as gemas batidas alternando com a farinha. faça este último processo com uma espátula sem bater. Unte um tabuleiro rectângular com margarina, forre com papel vegetal e volte a untar com margarina e a polvilhar com farinha. Verta a massa na forma e leve ao forno 15 minutos. Retire e desenforme em cima de um pano húmido. Enrole de imediato e deixe arrefecer.
Entretanto 2 horas antes escolha um dos sabores e retire do congelador para a parte de cima do frigorífico, para que esteja mais fácil de trabalhar e espalhar
Depois de fria desenrole com cuidado e recheie com a compota de framboesas. Volte a enrolar, aperte com cuidado e corte em fatias da espessura de um dedo.
Arranje uma taça em vidro com cerca de 20cm de diâmetro, forre com película aderente. Em seguida vá colocando as fatias de torta de forma a tapar toda a taça. Pegue no primeiro gelado que quer usar e verta na taça. Com a ajuda de uma espátula espalhe bem e comprima ao fundo da taça. leve ao congelador pelo menos 2 horas. Depois é fazer o mesmo processo com o outro sabor e colocar por cima. Volta ao congelador pelo menos 5 horas.
Quanto retirar do congelador apare as pontas da torta para que ao desenformar fique direito.
É natural que quando retire do congelador esteja difícil de desenformar, mas batas mergulhar a taça uns segundos num pouco de água quente e desenforma de imediato.
Espere uns minutos antes de servir. Corte fatias generosas, porque ninguém se vai queixar que é  muito :)

Pode usar os sabores de gelado que mais gostar.



Bom Apetite :)

4 Barriguinhas Comentaram

  1. Ficou linda esta sobremesa!!!! Deve ser uma felicidade intensa deliciarmo-nos com ela. Parabéns Lúcia, mais uma vez estiveste à altura do desafio. Amei <3 ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga querida :) Ainda bem que gostaste! Fico muito feliz também.

      Eliminar
    2. FIB + FEB (Felicidade externa brutal) ;)

      Eliminar
  2. Muito bom aspecto, sem provar era capaz de colocar no Top 5

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas