Tarte Tatin de Maçã e Pêra ou Tarte Folhada Invertida



    A história da Tarte Tatin!

    No Vale do Loire, fica Lamotte-Beuvron onde em 1889 foi criada acidentalmente a torta mais famosa da França: a Tarte Tatin!

    Reza a história que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local famoso na região, já na altura, devido à sua perfeita torta de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas!

    Um belo dia em que havia muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa!

    Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa... E, quando tirou a torta do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a torta ainda quente! Um sucesso imediato!

    E é assim que nasce uma das relíquias gastronômicas da França no que diz respeita à doceria!

    Atualmente a famosa torta é, geralmente, acompanhada por uma generosa bola de sorvete que ressalta mais ainda a sua deliciosa textura!

    A torta já existia muito antes do século XIX, mas a cidade de Lamotte-Beuvron leva tão a sério este legado gastronômico que tornou a torta famosa ao tornar-se a sede de uma confraria que defende a tradição, divulgando a receita e promovendo o consumo entre os amantes desta iguaria: La Confrerie des Lichonneux de Tarte Tatin.

    O recheio original desta torta é composto por três ingredientes: maçã, manteiga e açúcar. Hoje em dia existem algumas versões da receita original! Mas são todas igualmente deliciosas!

Revelou-se a receita perfeita para aproveitar as restantes maçãs e pêras, do Cabaz que o Lidl Portugal me ofereceu, e um rolo de massa folhada rectângular que tinha no frigorífico. Com a massa folhada redonda fica com outra apresentação, mas nada disso lhe retira o sabor! Uma verdadeira delícia para uma sobremesa de Domingo. 

Deve-se servir ainda morno a acompanhar com uma bola de gelado.
Foi o que fizemos, mas não registei o momento em foto!



Ingredientes
150g de manteiga
200g de açúcar amarelo
4 maçãs riscadas pequenas
2 pêras
300g de massa folhada (comprei a massa do Lidl porque para mim é a melhor no mercado)

Preparação
Descasque as maçãs e as pêras. Corte-as ao meio e retire o caroço.
Ligue o forno a 200º
Leve a manteiga e o açúcar num tacho ao lume a derreter em lume brando (o tacho deve ter o diâmetro suficiente para que caibva a fruta).
Quando o açúcar começar a ferver coloque as metades da fruta com a base plana virada para baixo (a calda deve tapar 3/4 da maçã). Deixe cozinhar 5 minutos.
Vire as maçãs e deixe cozinhar 3 minutos.
Volte a virá-las, aumente um pouco o calor e deixe ferver mais 2 minutos.
Forre um tabuleiro com papel vegetal. Verta parte do caramelo no papel, como se fosse para o untar.
Coloque as maçãs com a base plana para baixo por cima do caramelo vertido no papel vegetal.
Coloce por cima a base de massa folhada, calcando nas bermas da massa para encaixar.
Com as mãos aconchegue a massa à fruta de forma a ficar com o formato de cesto invertido.~
Pique a massa com um palito.
Leve ao forno 20 minutos.
Retire, vire de imediato as tartes para cima dum prato grande e retire o papel vegetal (caso deixe arrefecer não vai conseguir, porque o caramelo endurece em contacto com o ar).
Salpique a tarte com fios do restante caramelo que sobrou.
Que maravilha!!

Bom apetite :)

3 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas