Quadrados de limão e sementes de papoila

Ontem, foi um daqueles dias em que cheguei a casa com um cansaço enorme e para ajudar lá tinha que aparecer esta dor de cabeça que não me larga!

Dizem que estas dores são sentimentos acumulados e que se transformam em dores fisicas... Hummm!!!! Tenho que ler mais sobre o assunto.

Mas por agora, aquilo que me relaxa é mesmo ir para a cozinha fazer alguma coisa. Nunca publiquei a receita deste bolo no blogue! Há coisas estranhas! Tinha um resto de coulis de morangos que congelei (sobrou-me de um recheio de bolo de aniversário), havia limões no cesto da fruta, ao centro da mesa da cozinha. Não sei porquê, ontem destacavam-se. Talvez pelo fundo preto da mesa, que contrastava com o amarelo forte dos limões!

Ah, mas o aroma deste bolo é único e o apontamento final desta cobertura, podem crer que faz toda a diferença!

Prossigamos então com a receita, porque foi para isso que cá vieram hoje e não para ler as minhas divagações  :)






Nota: Para fazer o coulis prepara 200g de morangos (lava, retira o caule e corta em pedaços), junta 100g de açúcar (eu também ponho umas gotas de limão) e leva ao lume a ferver durante 8 minutos. Depois pode reduzir a puré com a varinha mágica ou se preferir deixe assim com os pedaços de morangos (que foi o que eu fiz). Para esta cobertura metade deve chegar, por isso congele o restante que não usar.
Também fica ótimo para misturar num recheio de bolo, misturar num cheesecream (creme de queijo) ou pode por no seu iogurte natura e desfrutar!

Ingredientes
4 ovos
150g de açúcar
80g de óleo
200g de farinha
1 Iogurte natural grego
1 Colher de chá de fermento em pó
Raspa e sumo de 1 limão
Sementes de papoila a gosto

Para o glacé
200g de açúcar em pó
Sumo de limão q.b.

Preparação
Ligar o forno a 180º
Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Untar com creme vegetal e polvilhar com farinha.
Coloque os ovos e o açúcar num tachinho. Misture com a vara de arames. leve ao lume baixinho, sem nunca parar de mexer em movimentos circulares lentos, só até que o açúcar se desfaça (para não coer os ovos). Este processo não demora muito e assim que a mistura começa a ficar morna está boa para retirar do lume.

Transfira para a batedeira e bata muito bem até que a misture comece a clarear e a ganhar volume.
Junte o iogurte, a raspa e o sumo do limão, o óleo. Misture novamente.
Adicione a farinha e o fermento peneirados e envolva com uma espátula.

Verta a massa para a forma e leve ao forno durante 35 minutos, aproximadamente. Verifique a cozedura com um palito. Ao fazer no tabuleiro a massa coze mais depressa, pois fica a altura do bolo é menor. Se fizer numa forma normal á natural que precise de mais alguns minutos. Mas, como sabemos, depende dos fornos e cada um conhece o seu ;)

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente.
Barre o topo do bolo com o coulis de morangos (que deve estar frio quando for colocado no bolo).

Prepara o glacé: coloque o açúcar em pó numa taca e vá adicionando sumo de limão aos poucos até obter uma mistura não muito liquida e que fique branca opaca. Espalhe o glacé pelo topo do bolo!
Este glacé com o contato com o ar vai secar.

Corte quadradinhos e sirva!



Bom apetite :)

2 Barriguinhas Comentaram

  1. Há coisas que são difíceis de perceber, parece que não estão ao nosso alcance mas de facto também tenho imensas dores de cabeça e já me falaram em sentimentos acumulados...E reflectindo sobre isso, acredito que seja verdade. Também sou um pouco como tu, quando estou mais em baixo, a cozinha é o meu porto de abrigo.

    Gostei imenso destes quadrados de limão, é um dos frutos que mais gosto. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas