Bolo de Avelã e Cacao - 7 anos d'OBarriguinhas

Por norma, sou a primeira a chegar ao local de trabalho, o que me ajuda imenso na organização do dia. Este silêncio ajuda à introspeção e por vezes à tomada de decisões importantes. Foi num destes dias, como tantos outros, que tirei um bocadinho do meu tempo para escrever a publicação que assinala o 7º Aniversário do meu blogue!

Meu Deus, já passaram 7 anos! Como é possível!?

O blogue já passou por um pouco de tudo! O nascimento, o crescimento, o conhecimento, a partilha, a azáfama de receitas diárias, já dei workshops, presenças na TV, participação em showcookings, concursos de cozinha, revistas, participação em diversos eventos, receitas e divulgação para várias marcas parceiras, enfim... uma verdadeira aventura como podem ver!

Vários bloggers viveram o mesmo, por isso vão entender o que acabei de escrever. Alguns deles singraram e já têm livros publicados, o que me alegra muito. O sucesso é a consequência de muito trabalho e dedicação! Sem isso é mais difícil! Claro, que uma pontinha de sorte também ajuda e muito!

Hoje em dia, poucos passam por aqui, pelo blogue! Há um ano tive o infortúnio de perder o meu domínio e o blogue praticamente não tem visitas. Também, devido a circunstâncias pessoais, o meu tempo foi sendo cada vez mais escasso para trabalhar em receitas e na sua publicação, que por falta de tempo, quer por uma questão de investimento. Criar uma receita tem as suas despesas e nem sempre é possível!

E lá vou eu publicando uma receita aqui e alí, conforme tenho tempo e confesso, vontade!

Uma coisa é certa, não vou deixar morrer este projeto, nunca! Atualmente estou mais dedicada a fazer bolos de aniversário para fora, no tempo livre que me resta. É algo que adoro e em que estou a investir. A par e passo lá vou postando uma receita de vez em quando.

Quero agradecer a todos os que continuam a acompanhar-me, aos que estão por aqui e aos que virão.

Para comemorar 7 anos de vida escolhi este bolo delicioso. Apesar da presença do cacao nos ingredientes, sente-se o sabor inconfundível da avelã. Espero que gostem. São fotos a mais, mas hoje é dia de festa, por isso dou-me a esse luxo!

Um beijinho cheio de afeto!






Ingredientes
4 ovos
30g de açúcar
150ml de manteiga amolecida
150g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
100g de avelãs
1 saqueta de pudim de chocolate (usei da marca Pingo Doce)
1 colher de sopa de cacau
125ml de leite
Avelãs (para decoração)
Açúcar caramelizado

Para o recheio e cobertura preparei um merengue
3 claras
250g de açúcar
Essência de baunilha




Preparação
Ligar o forno a 180°C.
Reduzir as 100g de avelã a farinha num robot de cozinha.

Bater os ovos com o açúcar até ficar uma massa volumosa e esbranquiçada. Adicione a manteiga e de seguida, adicione a farinha, o fermento em pó, a farinha de avelã, o pudim de chocolate, o cacau e oleite. Misture tudo muito bem.

Coloque a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha. 

Leve ao forno durante cerca de 50 minutos.



Depois de desenformar o bolo, deixe que arrefeça completamente e prepare o merengue.

* Coloque as claras e o açúcar numa taça e leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre com movimentos de vaivém com a vara de arames, até que todo o açúcar se desfaça. Depois, e só quando todo o açúcar se dissolver, bata com a batedeira no máximo até obter um merengue bem espesso, firme e brilhante (este processo demora cerca de 20 minutos). Aromative com uma colher de café de essência de baunilha e misture bem.

Corte o bolo ao meio e recheie com parte do merengue. Depois cubra com o restante merengue, a seu gosto. Pode e caso tenha um maçarico, dar-lhe um pouco de calor para que obtenha os apontamentos finais que vê nas imagens.




Também caramelizei algumas avelãs e fiz um apontamento em caramelo para o topo do bolo. Nao é muito difícil. Temos é que ter muito cuidado para não nos queimarmos. Caramelo em cima dasmãos não é nada agradável, acreditem!!!

Levei 200g de açúcar e 50g de água ao lume. Deixei ferver sem mexer, fui só dando movimentos circulares ao tacho. Quando começar a ficar com cor caramelo, desligue e deixe estabelizar. O caramelo vai começar a espessar, conforme arrefece.

Enfia um palito em cada avelã e passa-as no caramelo. Coloque em cima de papel vegetal para arrefecer. Com o rstante caramelo construí um topo com a ajuda de uma colher para que o caramelo escorra em fio. depois de frio sai do papel veteal perfeitamente.

Decore o seu bolo. Retire os palitos das avelãs antes de as colocar no topo do bolo.




6 Barriguinhas Comentaram

  1. Muitos parabéns e continuação de muitos sucessos! O Bolo está lindíssimo! beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida amiga! Não me esqueço que está sempre atenta e que me acompanha há já tanto tempo. Não tenho palavras para agradecer. Um enorme beijinho!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! Ando neste mundo dos blogs há muito pouco tempo e há menos tempo ainda, conheço o teu blog. Mas desistir é que nunca. Depois da tempestade vem a bonança e como tal hão-de haver melhores dias. A pontinha de sorte de que falas, realmente faz milagres, mas o trabalho que investimos também. Continua por aqui. Tenho gostado de ver as tuas receitas mais antigas e este bolo está maravilhoso. Adoro o contraste do cacau com a avelã. Muitos sonhos e muita força para os concretizar. Um beijinho enorme e que para além do blog, sejas sempre muito feliz e que tenhas sempre muito sucesso.

    Tocas-te-me no coração com este texto.

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, :)
      Muito obrigada pelas tuas palavras. Foram um alento de afeto que não esquecerei!
      Um beijinho muito doce e muito sucesso também para ti e para o teu cantinho.
      Lúcia

      Eliminar
  3. Querida Lúcia, antes de mais deixa-me felicitar-te pelos 7 anos do teu Barriguinhas! Deixa-me também dizer-te que o teu bolo está lindo e esse interior tentador por demais! Já tinha saudades de aqui vir, sabes... Mas não sei porquê as tuas publicações não me aparecem na minha lista de leitura. Estou como seguidora, retirei e voltei a colocar, mas não resolveu e mesmo assim não aparece. É por isso que raramente aqui venho, porque como não aparece acabo por me esquecer, não é por mal. Até porque gosto imenso do teu blog e das tuas receitas e fico triste sempre que me lembro de cá vir e percebo o que andei a perder. Mas ao mesmo tempo fico muito contente por saber que continuas a publicar. É sempre uma pena quando vemos blogs de que gostamos a "desaparecer" e teria muita pena se um dia isso acontecesse com o teu. Espero sinceramente que continues por cá, mais 7 anos no mínimo! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia querida :)
      Muito obrigada pela tua visita. Fiquei mesmo feliz por ler as tuas palavras! Talvez a alteração do domínio tenha provocado isso, mas não consigo fazer nada (e acredita que tenho tentado de tudo!). Grata pelo teu afeto. Um beijinho muito doce. Lúcia

      Eliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas