Polvo frito em azeite e batatinhas assadas com alecrim

Olá! Olá!

Meus queridos(as) amigos(as) e seguidores(as), há quanto tempo não conseguia vir aqui com o tempo que todos vós me merecem, para partilhar uma receita! Tempo demais, é certo!

Quem me acompanha, sabe que tenho andado muito ocupada com as encomendas de Bolos de Aniversários na minha página Bolos que Falam! Tem sido uma verdadeira aventura, repleta de uma enorme aprendizagem e com o desafio de me superar a mim mesma em cada bolo. Todos eles únicos e pensados para uma pessoa! Esta é a parte mais gira do processo!

Na verdade, iniciei esta "brincadeira", sem pensar nas consequências que daí advinham! Este não é o meu trabalho, é sim uma paixão! Sou grata pela confiança que têm e continuam a depositar em mim! Tem sido mesmo muito surpreendente. Estou numa fase em que não posso aceitar encomendas. Já com datas reservadas para 2019! Quem diria...

No entanto, a minha paixão pela cozinha passa também por fazer comida. Os bolos acabaram por ter um maior protagonismo, é verdade, mas adoro cozinhar qualquer coisa e neste momento quero tentar retomar aos poucos o Barriguinhas. Provavelmente, não vou conseguir publicar receitas com muita assiduidade, mas tentarei fazer o meu melhor! Até porque o Barriguinhas existe e vai existir sempre, aqui e no meu coração! Espero que também no vosso :)

Aqui fica a dica para um polvo bem delicioso! Depois digam-me se gostaram, combinado?



Ingredientes
1 Polvo (cerca de 1kg) eu só uso congelado
1 Cebola pequena inteira e com casca
2 Folhas de Louro
6 Dentes de alho inteiros com casca
1 Fio de azeite
Água q.b.

Azeite q.b.
6 Dentes de alho descascados e picadinhos
Colorau doce

1 Kg de batatinhas novas descascadas e cortadas às rodelas (não muito grossas)
1 C. Sopa rasa de colorau doce
Sal e pimenta q.b.
4 Dentes de alho descascados e picadinhos
6 C. Sopa de azeite
1 Raminho de alecrim

Preparação
Coloque o polvo na panela de pressão com todos os ingredientes mencionados no primeiro bloco. Não ponha muita água. A água não deve cobrir o polvo totalmente. Leve ao lume e quanto a panela começar a deitar vapor, conte 15 minutos e desligue o lume. Deixe sair toda a pressão antes de abrir a panela.
A água que sobra é óptima para congelar e mais tarde pode aproveitar para fazer um arroz de pota ou mesmo de lulas ou chocos!
Escorre o polvo da água da cozedura e leva-o a fritar numa frigideira onde aqueceu um fio de azeite bem generoso. Só quando o polvo está a fritar é que polvilha com os alhos picados e uma pitada de colorau, de ambos os lados.

Para fazer as batatinhas, coloque-as numa assadeira e tempere com todos os ingredientes mencionados no terceiro bloco de ingredientes. Eu levei ao forno ventilado a 140º durante 60 minutos. A ventilação do forno equivale a mais 20º com o forno sem ventilação. Mas isto depende dos fornos. Caso tenha forno a gás, ligue no 3 e ao fim de 40 minutos verifique a cozedura das batatas, para ficarem a seu gosto. As batatinhas vão ficar com um molho delicioso (este efeito é mais fácil de conseguir com uma cozedura lenta).

Acompanhe o polvo frito com as batatinhas e pode acompanhar feijão verde cozido ou outro legume a gosto.

Bom apetite!
Até breve!


0 Barriguinhas Comentaram

Enviar um comentário

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas