Almofadinhas e Rolo de Carne com Salsicha Fresca




Pensei em fazer umas almofadinhas de carne com salsichas frescas e bacon. A minha amiga Ana Paula trouxe-me umas já feitas do talho, com várias variantes (espinafres e farinheira - queijo e fiambre...). Prometi que quando tivesse tempo me iria a dedicar a fazer as minhas almofadinhas de carne. E assim foi.... aproveitei também a carne e fiz um rolo de carne com queijo de salsichas frescas. Garanto que qualquer um destes pratos estava muito bom :) e espero que também o façam e gostem da sugestão!

Ingredientes
Quantidades para 4 almofadinhas e um rolo

700g de carne picada
(Quando compro, peço sempre desta forma: 500g de vaca e 200g de carne de porco. Também pedi para que picassem juntamente um chouriço pequeno de carne e um pouco de toucinho).
1 cebola grande
2 dentes de alho
Salsa picada
Sal e pimenta
Louro em pó
2 ovos
4 colheres de sopa de farinha
4 salsichas frescas
4 fatias de bacon finas
4 fatias de queijo (tipo flamengo)
Pão ralado de salsa e alho da Espiga
Preparação

Numa taça misture, a carne picada, salsa picada, a cebola e os alhos muito bem picados, os ovos inteiros, a farinha. Tempere com sal, pimenta e louro em pó. Envolva bem a carne em todos os ingredientes. Em seguida vá retirando bolas  de carne com a mão, espalme-as sobre a tábua da cozinha e com uma faca dê-lhes a forma de um quadro. À parte tenha preparado um parto com um pouco de pão ralado.

Coloque o quadrado de carne no prato do pão ralado e por cima coloque um pouco do recheio da salsicha fresca. Deverá gastar 2 salsichas frescas nas almofadinhas e deixa as restantes 2 para o rolo. Faça outro quadrado de carne que coloca por cima da salsicha fresca e por cima deste a fatia de bacon cortada ao meio. Por fim termina com um último quadro de carne. Vá envolvendo a almofadinha em pão ralado e reserve.

Estas almofadinhas podem fazer-se no forno com um pouco de vinho branco e caldo de carne, mas também de podem fritar na frigideira com margarina em lume brando e ficam muito apetitosas. Acompanham vem com arroz, massa ou batata frita, não esquecendo uma boa salada :) Também são uma excelente opção para congelar e ter uma refeição rápida a qualquer momento.

Como sobrou carne aproveitámos para o nosso rolo

Abrimos uma folha de alumínio sobre a mesa e polvilhámos com  a mistura de pão ralado da Espiga. Por cima colocámos o monte de carne e com as mãos fomos espalhando de dando-lhe a forma de um rectângulo. Por cima dispomos as fatias de queijo e o recheio das 2 salsichas frescas. Com a ajuda do papel de alumínio fomos enrolando e polvilhámos com mais pão ralado. Pode também congelar o rolo e fazê-lo noutra altura. Nós fizemos no forno com um pouco de vinho brando e um caldo de carne e acompanhámos com esparguete. Ficou óptimo :)


Bom Apetite :)


4 Barriguinhas Comentaram

  1. Estupenda receta y blog que acabo de descubrir.
    Mis felicitaciones!!

    ResponderEliminar
  2. Vou tentar fazer,muito obrigada pela partilha das deliciosas receitas.

    ResponderEliminar
  3. Estava uma delicia
    De comer e chorar por mais
    Pena que vocês só vêem.. hehehe

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ambas as sugestões, ficaram com um aspecto magnífico!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas