Tarte de Ameixa e Amêndoa

Adquiri recentemente uma colecção com 4 volumes de receitas da editora Rebo*Publishers, elaboradas por cozinheiros Australianos - Chef Anthony Carrol e Chef Brenda Kitchen. Não gosto de todas as receitas, as traduções estão muito aquém, mas podemos tirar ideias, sendo que algumas das receitas são boas ideias e diferentes. Esta é umas das que decidi fazer e ficou aprovada. Foi muito engraçado, porque estou de férias e não tenho balança, mas improvisei e à frente dos ingredientes da receita vou colocar o que verdadeiramente usei! Alguns passos da preparação estão agora aqui simplificados e à minha maneira.

Ingredientes

Para a massa
170g de farinha (17 colheres de sopa de farinha)
55g de açúcar (4 colheres de sopa)
85g de manteiga, em cubos à temperatura ambiente (2 colheres de sopa)
1 gema de ovo (usei 2)
Sumo de 1/2 limão (coloquei o sumo do limão inteiro, porque não tinha espremedor)

Para o recheio
500g de ameixas descascadas, picadas em pedaços e retirar o caroço
170g de açúcar fino (17 colheres de sopa)
125g de manteiga sem sal (usei margarina) à temperatura ambiente (4 colheres de sopa)
2 ovos batidos
150g de amêndoa moída
Algumas gotas de extracto de amêndoa (não usei)
50g de amêndoas laminadas

Preparação

Para a massa
Misturar a farinha com o açúcar numa tigela. Esfregar a manteiga na farinha com a ponta dos dedos até obter uma textura que parece migalhas de pão. Juntar a gema do ovo e o sumo do limão, misturar bem a massa. Colocar numa tigela tapada com película aderente e levar ao frio por cerca de 30 minutos.

Ligar o forno a 190º. Forrar a tarteira com papel vegetal, estender a massa e com ela forrar a forma. Levar ao forno cerca de 10 minutos. Retirar e reduzir a temperatura para 180º.

Para o recheio
Num tacho, cozer as ameixas com 55g de açúcar (4 colheres de sopa) durante 10 minutos. Desligar e deixar arrefecer e escorrer o excesso de líquido (esta foi a primeira coisa que fiz).
Colocar as ameixas por cima da massa.
De seguida batemos a manteiga com o restante açúcar (115g - cerca de 11 colheres de sopa de açúcar fino) até ficar em creme, juntamos os ovos um a um mexendo sempre e de seguida envolvemos a amêndoa picada. Deitamos este preparado por cima das ameixas e polvilhamos com as amêndoas laminadas.
Vai ao forno a 180º cerca de 50 minutos, até ficar douradinha e cozida. Deixar arrefecer antes de servir.

Bom Apetite :)

3 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas