Filhoses e Abóbora e Batata

Ainda em modo Natal...

Ingredientes
1 Kg de abóbora
300g de batata
700g de farinha
100ml de vinho do Porto
Raspa da casca de 2 limões
30g de fermento padeiro fresco
1 Pitada de sal
Óleo para fritar
Açúcar e canela para passar

Preparação
Lave e descasque a abóbora e as batatas e leve a cozer num tacho de água temperada de sal. Depois, escorra e reduza a puré. Junte a raspa dos limões e o fermento e mexa bem. Adicione o vinho do Porto e mexa. Junte a farinha e vá misturando bem até a massa estar bem ligada. Faça uma bola, polvilhe com farinha, tape bem deixe levar até dobrar o volume, o que deve acontecer com 2 horas de descanso.
Leve uma fritadeira funda ao lume com o óleo e deixe aquecer bem.
Coloque uma taça com um pouco de azeite e vá passando as mãos em azeite, para que a massa não se cole às mãos. Retire pedaços de massa e tenda com as mãos. Frite de um lado e outro, escorra do óleo e passe pela mistura de açúcar e canela ou polvilhe com açúcar em pó.

Bom Apetite :)

6 Barriguinhas Comentaram

  1. Que delícia de filhoses! Ficaram lindas! Beijocas

    ResponderEliminar
  2. oi minha linda estes bolinhos estão divinos parabens bjão grandes

    ResponderEliminar
  3. Nunca pensei em fazer as filhoses assim... Parecem deliciosas....

    ResponderEliminar
  4. Oi Lucia, me desculpe pela ausencia, o tempo tem sido cada dia mais curto, me desculpe também por não comentar em todas as receitas, mas vi todas e achei uma melhor que a outra.
    Quantas delicias de Natal, parabéns querida, todos devem ter adorado.
    Suas receitas de bacalhau ficaram ótimas, eu adoro bacalhau, o bolo de bolacha com baba de camelo ficou um arraso, o doce em 3 camadas me deixou com água na boca.Adorei todas.Desejo que 2013 seja um ano cheio de alegrias, paz, amor e realizações.Tudo de bom para você.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  5. Que delícia, ficaram lindas :)
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito boas as tuas filhoses, amiga Lúcia, só não são melhores porque não estão aqui deste lado :D Desejo-te um Feliz 2013, cheio de amor, paz, muita saúde e inspiração para continuares o teu bom trabalho.
    Um beijo grande
    Ana

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas