Cavacas de Resende... e uma Lenda!


Não são mais que uma massa de Pão de Ló ensopado numa calda de açúcar, com uma cobertura branca também de açúcar! Como podem ver.... nada calóricas!!! Passei por diversas receitas e depois de testes, fiz a minha versão que aqui partilho.

Encontrei esta história sobre este doce tradicional. Verdade ou não, não sei! Mas aqui fica:

"Origem
Sobre a origem deste precioso doce não há registos, no entanto, existe uma lenda que defende o seguinte: na Idade Média, uma senhora que residia em Vinhós preparava a boda de casamento da sua filha e confeccionou o bolo de noiva, entretanto, o casamento teve de ser adiado devido a uma peste que estava a assolar o concelho e, dadas as parcas possibilidades económicas, a senhora viu-se obrigada a conservar o bolo até á data do casamento, pelo que retirou a parte de cima daquele e molhou a parte restante numa calda de açúcar que lhe restituiu a frescura e fez as delícias de todos os convidados."

Ingredientes
700gr açúcar;
120gr farinha trigo;
50gr farinha milho;
6 ovos;
8 gemas.

Preparação
Leve ao lume 200gr açucar com 2dl água. deixe ferver e retire do lume. Reserve. Ligue o forno a 180º. Unte um tabuleiro com margarina.. Bata os ovos com as gemas e 200g de açúcar, até obter o dobro do volume. Misture as farinhas e peneire para o preparado anterior envolvendo sem bater e verta tudo no tabuleiro. Leve-o a meio do forno, durante 45 minutos. Retire o bolo e, depois de frio, desenforme-o ; corte-o em fatias. Passe as laterais das mesmas pela calda que preparou inicialmente; reserve-as. Por ultimo, leve o restante açúcar com 1dl água ao lume e deixe ferver até obter ponto de fio forte. Retire do calor e, com uma colher, vá mexendo a calda e vai reparar que esta começa a ganhar uma tonalidade esbranquiçada. Quando esta começar a ficar baça, aplique-a sobre a superficie de fatias, auxiliando-se de um pincel de cozinha. Deixe secar e sirva.



É muito importante a qualidade dos ovos, que devem ser de preferência muito frescos e caseiros.
E claro que o ideal seria cozer a massa num forno a lenha! Conseguem imaginar? Ai que delícia! São maravilhosas.




Bom Apetite :)

5 Barriguinhas Comentaram

  1. Tão bom, as pessoas adoram tanto que faço imensas vezes para fora! São várias as receitas, mas como com açúcar, farinha e ovos se faz um doce tão fantástico! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Nunca fiz, mas a tentar... ;)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  3. São mesmo divinais estas cavacas! :)

    Aliás como quase tudo no blog, já estou a seguir :)

    Beijinhos
    Mia*

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz mas tenho a certeza que ia gostar
    Tem um aspecto tão guloso
    bjs

    ResponderEliminar
  5. adoro faco muitas vezes a minha avo era a noventa anos :-) uma grande doceira ai em resende parabens pelo vosso blogd

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas