Bolo de Mirtilos... mais um bolo com Vaqueiro



A Vaqueiro lançou-me mais um desafio e lá fui eu para a cozinha fazer mais um bolo, sob a forma de agradecimento por terem considerado o Barriguinhas um dos Embaixadores deste projecto.

Os Mirtilos são pequenos e redondas, de um roxo intenso e estão dentro do género dos frutos silvestres. Originárias de países como Estados Unidos, Canadá e leste asiático, foram introduzidos em Portugal na década de 90. Conhecidos como o “Rei dos Antoxidantes” e o “Fruto da Juventude”, este pequeno fruto está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes. É rico em vita- minas, A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fós- foro, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico. A versatilidade culinária é outra das características que lhe está associada, combina com caça, saladas e outros pratos, é usado na pastelaria em tartes, bolos, pudins, biscoitos, gelados, batidos, no fabrico de rebuçados, não podendo deixar de se salientar o chá e compotas confeccionados a partir destas pequenas bagas.

Ingredientes
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
125g de Vaqueiro Liquida
1 chávena de chá de açúcar
1/4 colher de chá de baunilha
2 ovos grandes
2 chávenas de mirtilos, lavados e escorridos (se usar congelados, descongele e escorra bem)
1 colher de chá de sumo de limão

2 Colheres de sopa de açúcar amarelo
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação

Ligue o forno a 170 ° F. Unte uma forma pequena com margarina, forre com papel vegetal e volte a untar e a polvilhar com farinha.

Misture 1 a farinha com o fermento e o sal e reserve.

Bata a manteiga em velocidade média/alta durante 2 minutos. Em seguida, adicione o açúcar, a baunilha e bata até ficar com um tom claro e macio. Adicione os ovos um a um e bata até ficar tudo muito bem misturado. Reduza a velocidade da batedeira e adicione lentamente a mistura de farinha, batendo até ficar homogêneo. Verta a massa na forma já preparada.

Misture as frutas com o açúcar amarelo e o sumo de limão numa tigela. Coloque a mistura sobre a massa.

Leve a meio do forno durante 45 m a 1 hora sensivelmente, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Retire do forno e deixe o bolo arrefecer na forma 10 minutos. Deslize cuidadosamente uma faca fina ao redor do bolo para soltá-lo da forma. Transfira o bolo para um prato.  Depois de frio, polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro antes de servir.


Bom apetite :)

6 Barriguinhas Comentaram

  1. Parece delicioso esse teu bolo, gosto imenso de bolos com fruta!

    ResponderEliminar
  2. Hummmm... já tinha visto esse bolo no G+, tive que vir conferir.
    Ficou fantástico! Que vontade de provar!!! hehehe

    Beijinhos e uma ótima semana!
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Ai Lúcia, por aqui é tão difícil encontrar mirtilos...sempre que me deparo com uma receita tão deliciosa quanto esta me parte o coração!!! rs
    Beijos e linda semana pra ti!!! =)

    ResponderEliminar
  4. Prefiro as framboesas aos mirtilos por estes serem um pouco mais ácidos mas este bolo deixou me de água na boca!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto maravilhoso, certamente tem um sabor incrível!!!!
    Na Monte Alegre temos sugestões que te auxiliam a cozinhar em sua casa, ou em seu estabelecimento, com mais facilidade! Visite nosso site!!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos de mirtilos! Ficam deliciosos!
    Já comia uma fatia... :)

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas