Lidl reforça compromisso com a sociedade civil




2ª Edição do Movimento Mais para Todos entrega mais de um milhão de euros e
faz a diferença na vida de trinta mil pessoas

A sede do Lidl Portugal, em Sintra, foi palco de uma manhã solidária, onde foram apresentados os projetos vencedores do Movimento Mais para Todos. No total das 1604 candidaturas recebidas, foram distinguidos 62 projetos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em áreas tão diversas como a educação, deficiência, acessibilidade e integração social, que irão beneficiar cerca de trinta mil pessoas, de norte a sul do país.

O Movimento Mais para Todos, um projeto promovido pelo Lidl com o apoio de diversas marcas, que promove escolhas socialmente responsáveis, com o objetivo de angariar fundos para apoiar IPSS, apresentou hoje os resultados da sua 2ª edição. Acerimónia contou com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva, ao lado do Movimento Mais para Todos desde o primeiro dia, dos parceiros, jurados e representantes de instituições vencedoras.

Reforçando o compromisso do Lidl com a sociedade civil, a marca revelou que, de 1 a 24 de dezembro de 2015, o Movimento Mais para Todos angariou o valor recorde de um milhão e setenta e cinco mil euros (1.075.000,00 euros). Este valor é resultado da campanha de angariação de fundos que decorreu no referido período nas 241 lojas Lidl do país, onde por cada compra a marca deu dez cêntimos num total de 728.000,00 euros e ao qual se juntaram os donativos monetários das marcas parceiras.

Pelo segundo ano consecutivo o Movimento Mais para Todos, promovido pelo Lidl, conseguiu mobilizar os consumidores que, sem contribuírem com um cêntimo do seu bolso, apoiaram o projeto ao escolherem marcas socialmente responsáveis que doaram por eles. São elas: Água de Luso, Bom Petisco, Carmim, Cigala, Coca-Cola, Colgate, Compal Essencial, Corine de Farme, Danone, Delta, Donuts, Evax, Fairy, Garnier, Lays, M&M´s, Milaneza, Nivea, Pantene, Pedigree, Pedras, Pepsi, Persil, Sensodyne, Sovena, Vanish e Yoggi.

Através do Movimento Mais para Todos, 62 IPSS dos 18 distritos de Portugal, que atuam diariamente no terreno a apoiar as comunidades onde se inserem, em áreas como a integração social, deficiência, educação, apoio a seniores ou acessibilidades,vão ter a oportunidade de implementar os projetos que estavam pendentes por falta de financiamento, ajudando cerca de trinta mil pessoas de norte a sul do país.

A seleção dos projetos a serem financiados foi feita por um painel de jurados que garantiu uma visão abrangente e isenta. Presidido por Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, o painel de jurados contou com os apresentadores Ana Rita Clara, Andreia Rodrigues, Fernanda Freitas e Óscar Daniel, aos quais se juntaram os Professores Américo Mendes, coordenador da ATES - Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica (Porto) e Fernando Humberto Serra, coordenador do ISCSP – Cidadania e Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl Portugal. O júri revelou que das 1604 candidaturas recebidas, mais do dobro da edição anterior, cerca de 60% estavam válidas e completas - um número significativamente superior ao ano passado quando foram rececionadas 784 candidaturas, que comprova o sucesso e eficácia do Roadshow Mais para Todos, que ao longo de 2015 percorreu o país com o objetivo de formar e capacitar as IPSSa gerirem da melhor forma os seus projetos.

Na cerimónia, foi prestada homenagem ao trabalho desenvolvido pelas instituições vencedoras e celebraram-se também as escolhas socialmente responsáveis dos portugueses. Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl afirma que “A concretização deste movimento apenas foi possível com a vontade e motivação de muitas pessoas: desde as marcas parceiras que contribuíram monetariamente, aos consumidores que se solidarizaram, até às IPSS que atuam todos os dias no terreno, todos escolheram ajudar e fazer parte do Movimento Mais Para Todos. A expressão popular ‘a união faz a força‘ aplica-se na perfeição a este projeto”.

A responsável adianta ainda que O nosso principal objetivo é a partilha de valor com a sociedade como forma de retribuição pelo privilégio de podermos participar e servir essa mesma sociedade. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, de podermos fazer a diferença a cerca de trinta mil pessoas, afirmando o Movimento Mais para Todos como um projeto cada vez mais responsável, inclusivo e próximo”. E recorda também o sucesso da edição anterior, deixando a promessa de fazer mais e melhor “Os resultados da 1ª edição do Movimento Mais para Todos estão à vista: através dos donativos às IPSS, contribuímos para uma verdadeira melhoria na vida de cerca de dezasseis mil crianças, jovens, adultos e idosos de norte a sul do país. Este foi o ano da consolidação, estamos empenhados enquanto empresa em contribuir para um Portugal mais solidário.”

O Movimento Mais para Todos em números:
·      1.075.000,00 euros angariados de 1 a 24 de dezembro
·      27 marcas juntas pelo Movimento Mais para Todos
·      Mais de 1604 candidaturas de projetos
·      62 projetos selecionados nos 18 distritos de Portugal Continental
·      Cerca de 30.000 pessoas beneficiadas
·      Número médio de projetos por distrito: aprox. 3
·      Valor médio atribuído por distrito: 58.827,00 euros

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Lúcia Costa - O Barriguinhas