Arroz de camarão e pescada

Faço este tipo de refeição cá por casa, essencialmente no fim de semana, pois é um prato que se deve degustar de imediato e acabadinho de tirar do fogão, ainda com o caldo do arroz a fumegar. Até parece que ainda se sente o cheiro dos coentros no ar...

Para 2


Eu prefiro fazer os caldos caseiros, para este tipo de pratos e acreditem que fazem mesmo a diferença!

Ingredientes
Para o caldo de camarão| (para o arroz só vamos usar metade deste caldo. Congele o restante para usar quando precisar)
0,5 Kg de Camarão crú grande
100ml da azeite
2 cenouras
1/2 alho francês às rodelas
1 cebola pequena com casca
1 dente de alho inteiro
1 ramo de salsa
2 piri-piris
Sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa rasas de farinha
100ml de vinho branco
200ml de água

Preparação do caldo de camarão
Retire as cabeças do camarão e reserve o corpo do camarão no frio.
Num tacho coloque o azeite, as cenouras com casca, lavadas e às rodelas, as cebola cortada em quatro com casca, o dente de alho com casca esmagado, o ramo de salsa, o alho francês às rodelas, os dois piri-piris. Tempere com sal e pinta e deixe refogar até apurar bem, em lume forte (aquele refogado que começa a queimar as paredes do tacho). neste momento polvilhe com a farinha, mexa de imediato e adicione o vinho branco e a água. Deixe cozinhar lentamente até que o molho fique apurado e espesso. prove e retifique os temperos. Coe o molho através de um passador de rede fina e comprima com as costas de uma colher os ingredientes, para lhes retirar a maior quantidade de suco que consiga. Use só metade deste caldo para a receita que vamos preparar a seguir. Congele o restante caldo.

Para o arroz |
1 Cebola picada
1 Dente de alho picado
Pimento assado (cerca de 4 tiras finas)
2 Tomates maduros
Um generoso fio de azeite
Caldo de camarão caseiro (o que fizemos no primeiro passo desta receita)
O camarão que guardou no frio, ao qual retira e casca, mas deixa a cauda
1 posta de pescada para cozer
1 chávena de arroz
3 chávenas da água  da cozedura da pescada (use a chávena onde medio o arroz)
Coentros frescos picados

Preparação do arroz
Coza a posta de pescada em água temperada com sal. Retire a pela e as espinhas e divida em pedaços. Guarde a água da cozedura para o arroz.
Num tacho insira o azeite, a cebola picada, o alho picado, as tiras de pimento, os tomates em pedaços com pele e refogue. Junte o arroz e envolva. Acrescente o caldo de camarão e a água da cozedura do peixe. Quando começar a ferver adicione os camarões. O arroz não deve ficar seco, dever ter molho. Se necessário, junte mais água. Prove o molho e retifique os temperos. Quando o arroz estiver cozido, adicione os pedaços da pescada, povilhe com os coentros e deixe repousar cinco minutos antes de servir.

Ora digam lá se não está uma delícia!

0 Barriguinhas Comentaram

Enviar um comentário

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas