Rabanadas

Olá a todos!
Espero que o tenham passado bem o Natal. Por aqui trabalhou-se muito, mas no fim compensou e como ficou tudo delicioso... comemos demais, para variar :)



Ingredientes
2 cacetes com 3 dias
1L de leite
1 Pau de canela
Casca de 1 limão (só a parte amarela)
1 Vagem de baunilha
200g de açúcar
7 gemas e 4 ovos inteiros
Óleo para fritar
Açúcar e canela para passar as rabanadas

Preparação
Leve um tacho ao lume com o leite, o pau de canela, a casca do limão o açúcar e o interior da vagem de baunilha. Deixe levantar fervura e depois reduza o lume, deixando o leite fervilhar mais 5 minutos. Desligue o lume e deixe arrefecer até amornar. Leve ao lume uma frigideira larga e não muito funda e ponha óleo, só suficiente para encher o fundo da frigideira e que fique com 1cm de altura. Para verificar se o óleo está cozido ponha uma pequena côdea de pão, se começar a fervilhar está pronto.
Corte o pão em fatias da grossura de 1 dedo. Passe-as no leite e vá colocando-as numa travessa para terminarem de embeber o leite. Bata bem as gemas e os ovos.
Em seguida passe as fatias de pão pelos ovos e leve a fritar no óleo quente até estarem douradinhas de ambos os lados. Retire escorra o excesso de óleo, colocando o pão em cima de papel absorvente de cozinha. Passe.as depois na mistura de açúcar e canela.

Boas Festas!

5 Barriguinhas Comentaram

  1. Parecem deliciosas! Por aqui não há muito o costume das rabanadas no Natal, mas penso que terá de começar a haver ;) Boas Festas!

    ResponderEliminar
  2. Adoro rabanadas, é o meu frito de Natal favorito!! Ficaram com óptimo aspecto!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. querida barriguinhas, sou de Porto Alegre, Brasil. minha cidade foi fundada por casais de açorianos e aqui ainda possuimos alguns costumes, palavras e comidas das nossas raízes portuguesas que tanto amamos! as rabanadas são especiais, mas é pena que muita gente já não conhece essa tradição gastronômica aqui! um grande abraço, amo a culinária portuguesa!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas