Bolo Pudim de Fogaça com Frutos Secos


História da Fogaça
A "Festa das Fogaceiras" apareceu-nos datada de 1505, altura em que o País foi fustigado por uma "epidemia brava e cruel", a peste. Então os Condes do Castelo e da Feira, ramo nobre criado em 14 de Janeiro de 1452, apelaram ao Mártir S. Sebastião para que acabasse com o morticínio dos Feirenses, prometendo-lhes a realização de uma festa anual, onde o "voto" seria a "fogaça"!
Até 1700 - data em que o Condado do Castelo e da Feira se extinguiu por falta de descendência, passando os seus domínios para a "Casa do Infantado" - a "Festa das Fogaceiras" foi promovida pelos senhores das Terras de Santa Maria da Feira, habitantes do paço intra-muros do Castelo. Daí, e durante quatro anos, a festa foi suspensa, reatando-se a tradição de seguida, e até 1749, por iniciativa das famílias mais abastadas do Concelho. Verificou-se entretanto novo surto de peste e em 1753, por Alvará de 30 de Julho, o Infante D. Pedro, irmão de D. João V, determinou à Câmara Municipal que assumisse definitivamente a realização da "Festa das Fogaceiras", para o que dispenderia 30.000 réis!
Esta determinação foi justificada com a vontade do povo e a existência "imemorial" do voto. Por isso, o voto foi cumprido pela Câmara Municipal até 1910, altura em que, invocando-se a separação entre a Igreja e o Estado, a festa passou a ser realizada por autoridades civis, a título indivídual, e pela Santa Casa da Misericórdia.
No dia 15 de Julho de 1939, a Câmara Municipal deliberou retomar a responsabilidade de realização da festa, decisão que se mantém agora como atribuição assumida pelo poder autárquico concelhio. As "fogaças do voto" foram inicialmente distribuídas pela população em geral, depois pelos pobres, mais tarde pelos presos e pelas personalidades concelhias, em fatias chamadas "mandados" e hoje entregues à autoridade religiosa, política e militar regional que tem jurisdição sobre o Município de Santa Maria da Feira.
in Confraria das Fogaças

Um enorme desafio, este de criar receitas tendo como ponto de partida a fogaça!

Como opção à fogaça, pode usar pão de brioche.

Neste caso usei uma tarteira, mas pode usar também uma forma para bolo Inglês.
Espero que esta sugestão doce vos agrade.

Agradecimento muito especial ao SOL PRATEADO Restelo, pelos acessórios utilizados nas imagens!



Ingredientes
Fatias de fogaça não muito grossas (o suficiente, conforme a forma que utilizarmos)
Manteiga q.b.
200g de frutos secos sortidos (nozes, passas, amêndoas, groselhas desidratadas e pistáchios)
2 Copos de leite
2 Ovos
1 Cálice de vinho do Porto
80g de açúcar + 2 colheres de sopa

Para a cobertura
100g de açúcar em pó
Sumo de limão q.b.
Pistáchios picados para a decoração




Preparação
Ligar o forno a 180º
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Barrar as fatias de fogaça com manteiga de ambos os lados.
Na forma, vá colocando as fatias da fogaça por camadas e entre cada camada coloque um pouco de frutos secos. Vá fazendo este processo até terminar com os frutos secos.
Bater o leite, com os ovos, o açúcar e o vinho do Porto.
Regue as fatias com este preparado e deixe repousar 15 minutos.
Polvilhe com as duas colheres de açúcar e leve ao forno durante 35 minutos ou até ficar bem douradinha.
Deixe repousar 10 minutos antes de desenformar. Eu servi na tarteira.

Para a cobertura, misture o açúcar em pó com um pouco de sumo de limão, até obter uma mistura lisa e não muito líquida. Com a ajuda de uma colher espalhe por cima do bolo.
Termine a decoração com pistáchios picados e sirva morno.





1 Barriguinhas Comentaram

  1. Olá Barriguinhas! Gostei destas receita! Mais um pretexto para comer frutos secos!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas