Pão caseiro



Ingredientes
400ml de água morna
1 saqueta de fermento seco
1 colher de sopa rasa de açúcar
500g de farinha tipo 65
30g de azeite
1 colher de chá de sal

Preparação
Numa taça colocamos a água, a levedura seca e o açúcar. Mexemos com uma colher de pau para dissolver e deixamos repousar durante 15 minutos no mínimo.
Numa tigela grande colocamos a farinha, fazemos uma cova ao meio e adicionamos o sal, o azeite e vamos vertendo a água e misturando com a colher de pau. Até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Não precisa amassar.
Vede a taça com película aderente e deixe a massa descansar 6 horas.
Forre com papel vegetal um tacho com tampa que possa levar ao forno e polvilhe com farinha. A tampa do meu tacho é de vidro por isso tapei com uma forma redonda virada para baixo.
Polvilhe a bancada com farinha e coloque nela a massa. Vá polvilhando com farinha conforme precisa e misture a massa como se estivesse a fazer pregas na massa com movimentos de fora para dentro.
Vire a bola de massa ficando o centro das pregas para baixo e coloque dentro do tacho. Faça dois cortes ligeiros em forma de cruz com uma faca no topo da massa.
Tape o tacho com a tampa e deixe descansar mais um pouco enquanto liga o forno a 230° e deixa que ele aqueça bem.
Coloque o tacho no forno tapado durante 30 minutos.
Ao fim deste tempo tire a tampa e deixe no forno mais 15 a 20 minutos. Eu deixei 20. Depende dos fornos.

0 Barriguinhas Comentaram

Enviar um comentário

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas