Pão de Rala

Ingredientes

Para a Massa
500 g de açucar
2 dl de água
500 g de miolo de amêndoa em pó
3 ovos+1 gema
Farinha para polvilhar

Para o Recheio
6 colheres de sopa de água
6 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
600 g de doce de gila

Preparação

  • Vamos começar pelo recheio: Leve a lume brando a água com o açúcar e as gemas, mexendo até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer. Coloque o doce de gila a escorrer num passador de rede durante 30 minutos. Junte-lhe o doce de ovos já frio e misture bem.
  • Continuamos com a massa: Num tacho deite o açúcar e a água, leve ao lume e deixe obter o ponto de pérola. Junte o miolo de amêndoa e retire do lume. Bata ligeiramente os ovos e adicione ao preparado anterior. Leve novamente ao lume até obter o ponto de estrada, retire e deixe arrefecer.
  • Quando a massa de amêndoa estiver fria, estenda-a numa bancada polvilhada com farinha e corte-a em dois círculos com cerca de 1cm de espessura. Cubra um deles com o recheio de gila, deixando um rebordo de massa, puxe as pontas da massa para cima e pincele com uma gema batida. Coloque por cima a outra rodela de massa, una bem os rebordos da massa e coloque num tabuleiro, previamente polvilhado com farinha.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 35 minutos ou até ganhar uma crosta dura. Retire do lume, deixe arrefecer e sirva.
Bom Apetite :) 

1 Barriguinhas Comentaram

  1. Ola!
    Adoro um bom pão de rala. Por acaso nunca fiz... é pena alguns que se vendem por ai realmente deixarem um pouco a desejar :(
    O da foto tem excelente aspecto!

    parabens pelo blog!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas