Bolo Anjo



Ora, aqui vou eu de férias... finalmente o merecido descanso!

Mas não sem antes vos deixar esta receita de um bolo de aniversário muito simples que não +e, nem mais nem menos do que o aproveitar as claras que sobram de algumas sobremesas.

Ingredientes
10 Claras
Sumo de 1/2 limão
200g de açúcar em pó
1 colher de café de essência de baunilha (usei essência de coco)
Raspa de 1 limão
100g de farinha

Para a cobertura
2 Claras
200g de açúcar em pó
Sumo de 1/2 limão
1 Colher de café de essência de baunilha (usei essência de coco)

Preparação
Aqueça o forno a 180º. Normalmente este bolo faz-se numa forma com buraco. Eu optei por uma forma redonda sem buraco, para que tivesse o efeito final que vêm nas imagens. (por isso, é opcional).
Numa taça misture a farinha com 100g do açúcar em pó. Peneire e reserve.
Noutra taça grande coloque as 10 clarase o sumo do limão e bata até que fiquem em castelo. Junte as restantes 100g de açúcar, a raspa do limãoe o açúcar em pó até que fiquem brilhantes e duras. Volte a peneirar a farinha que reservou para dentro das claras e vá envolvendo sem bater. Depois envolva a essência de baunilha. Verta a massa para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. faça o teste do palito (que deve sair seco). Retire do forno, espere 5 minutos e desenforme.

Para a cobertura
Leve o açúcar ao lume com o sumo de limão até que o açúcar se desfaça e dique liquido, o que deve acontecer quando começar a ferver.
Bata as claras em castelo firmes e verta a calda de açúcar em fio, batendo sempre.
Depois deve bater durante 15 minutos para que o obtenha um merengue firme e brilhante.
Depois de o bolo arrefecer cubra o bolo com o merengue no topo e nas laterais, o restante merengue coloque num saco pasteleiro e faça suspiros em toda a superfície do bolo.

Decore com morangos e guarde no frio até servir.

Bom Apetite :)




4 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas