Esta receita é de origem francesa, sendo mais conhecida pelo habitual Clafoutis de Cereja. Por isso só se chama Clafoutis quando é de cereja, quando utilizamos outras frutas chamamos-lhe Flognarde. Na província Francesa esta foi uma solução encontrada para usar as frutas em excesso. É perfeito para o aproveitamento de frutas já tocadas que ninguém come. Aliás, e na minha opinião, quanto mais madura a fruta, mais doce está e melhor fica. Agora escolha a fruta que mais gosta e experimente esta sugestão.
A receita original indica que as cerejas devem ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão). Entretanto, faz-se uma mistura de farinha, uma pitada de sal, ovos, açúcar, baunilha e raspa de limão; junta-se leite ou nata, manteiga derretida e as cerejas, e deita-se num prato que possa ir ao forno e à mesa, untado de manteiga e polvilhado de açúcar; coze em forno quente 30-40 minutos e serve-se morno ou frio.
Ingredientes
5 a 6 ameixas maduras
1 cálice de ginja
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de canela
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 coher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal
5 colheres de sopa cheias de farinha de trigo com fermento
200ml de leite
Raspa de 1 limão
Amêndoas palitadas q.b.
Margarina e açúcar para untar e polvilhar
Preparação
Lave as ameixas. Faça um corte em toda a volta d meixa e rode para se separar as ameixas. Com a ponta de uma faca retire o caroço. Coloque as metades de ameixas numa taça com as 2 colheres de açúcar, a ginja e a canela. Deixe macerar pelo menos 1 hora.
Noutra taça coloque os ovos, o açúcar, a manteiga derretida (pode usar vaqueiro liquida), a farinha, o sal, a essência de baunilha, a raspa do limão, o leite e o suco que a marinada das ameixas largou. Bata tudo muito bem. Vai obter uma massa um pouco líquida, mas é assim que fica.
Ligue o forno a 180°. Unte forminhas individuais ou uma forma grande com a margarina e polvilhe de açúcar. Na base de cada forma disponha as metades das ameixas. Depois verta a massa nas formas. Polvilhe com amêndoas em palitos ou laminadas. Leve ao forno entre 30 a 40 minutos.
Sirva morno. Pode optar por acompanhar uma bola de gelado.
Bom apetite :)
hummmm deve ser tão bom, adoro, fiquei a conhecer a história por de traz da receita, gostei muito, beijinhos
ResponderEliminarQue delícia! ;) Adorei a história. :)
ResponderEliminarBjinhos
Margarida
Que bela história, e que receita incrível. Tem um aspecto maravilhoso!!
ResponderEliminarA Monte Alegre sempre tem novidades para a refrigeração das receitas de seus clientes, sejam quentes ou frias. Fazemos de tudo para preserva-las, no sabor e na temperatura. Confira no nosso site, você não vai se arrepender!
Abraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
huuuummmm..... que delicia!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá,
ResponderEliminarGostei da sugestão... Será que dá para fazer com ameixas em calda?
Beijinhos,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Olá Clara :)
EliminarSim dá. Mas neste caso não coloque a macerar, uma vez que as ameixas em calda já são doces o suficiente. Pode é na mesma juntar um pouco de licor na massa.
Beijinhos e obrigada
o termo correto é " Flognarde".
ResponderEliminarFlognarde
ResponderEliminarCaro anónimo!!! pode escrever-se de ambas as formas.
EliminarBasta estudar e pesquisar e vai encontrar.
Obrigada por estar atento
"flognarde" ou " flaugnarde" são as duas ortografias possíveis. O nome do bolo é do género feminino daí o "e" final. Lamento, mas não deixa de ter interesse.
ResponderEliminarobrigada
Obrigada pelo esclarecimento. Já partilhei a mesnagem no Facebook da página :)
EliminarEstamos semprea tempo de aprender e rectificar.
Um abraço