Bacalhau à Gomes de Sá



Alguns pratos tradicionais da culinária recebem o nome dos seus criadores. Este é o caso do bacalhau à Gomes de Sá, tradicional receita portuguesa, da autoria de José Luís Gomes de Sá, na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, lugar onde criou a receita. Uma receita tradicional que propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas. Assado no forno, com azeite, alho, cebola, acompanhando azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.

Este é um prato típico da região Norte de Portugal. É de preparação simples e relativamente rápida.

O bacalhau à Gomes de Sá foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.


Ingredientes
4 postas de bacalhau
1 folha de louro
1/2 Kg de batatas
3 cebolas
3 dentes de alho
4 ovos cozidos
Um ramo de salsa picada
Azeitonas pretas
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação
Cozinham-se as batatas com pele em água temperada de sal. Depois escorrem-se da água e retira-se a pele. Coze-se o bacalhau com um dente de alho, uma folha de louro e um fio de azeite. Depois retira-se a pele e as espinhas do bacalhau e separa-se em lascas. Cortam-se as cebolas às rodelas finas e picam-se 2 dentes de alho, que se levam a alourar num pouco de azeite. Junta-se o bacalhau e as batatas às rodelas, temperado com sal e pimenta. Leve numa travessa ao forno aquecido a 180º durante 25 minutos. Serve-se guarnecido de ovos cozidos cortados em rodelas, salsa picada e azeitonas.

Bom apetite :)

2 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas