Vánočka de Maçãs

Hoje quero partilhar convosco a receita, com a qual tive o prazer de estar presente na 4ª edição da Revista Portugal de Sabores e Tradições

Uma edição dedicada à região do Douro Litoral.

Parabéns às lindas meninas Dulce da Cozinhadaduxa e Joana do blogue Lemonaid.

Sem dúvida, uma honra estar ao vosso lado neste artigo e com maravilhosas receitas, onde a Maçã da Montanha é rainha! :)

A Vánočka é um pão entrançado, originário da República Checa e da Eslováquia tradicional da época Natalícia. É rico em ovos e manteiga, tornando-se semelhante à massa de brioche. A massa também pode conter passas e amêndoas, Um vánočka pode ser construído a partir de três tranças progressivamente menores, empilhadas umas em cima das outras; o que às vezes é interpretado como uma escultura aproximada do menino Jesus envolto em panos e deitado numa manjedoura.

Tem reputação de ser difícil de preparar, por isso, em muitos lares, superstições e costumes especiais estão ligados ao processo de cozimento. Ao fazer vánočka, diz-se que se deve pensar em todos os que lhe são queridos. Outro costume é evitar tocar prata ou metal na vánočka. Finalmente, a pessoa que está fazendo a vánočka deve saltar para cima e para baixo, enquanto os aumentos da massa de pão.



Ingredientes
100ml de leite
10g de fermento padeiro
400g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de café de sal
2 Colheres de sopa de açúcar
50g de manteiga amolecida
250ml de leite morno
2 gemas
1 ovo

Recheio
3 Maçãs da Montanha
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de passas
50g de nozes picadas
2 Colheres de sopa de açúcar

Preparação.
Peneire a farinha toda. Retire 100g de farinha para uma taça, dissolva o fermento no leite morno e misture muito bem. Tape e deixe levedar durante 15 minutos.
Abra uma cova na restante farinha e no meio coloque a levedura, o açúcar, o sal, a manteiga, as gemas e o leite. Amasse bem até que a massa não se cole às mãos. Vá polvilhando com farinha para ajudar no processo, sempre que for necessário.
Deixe a massa levedar, tapada, durante 2 horas.
Entretanto, coloque os ingredientes para o recheio num tacho e deixe cozinhar 3 minutos.  Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Quando a massa crescer, coloque em cima de uma bancada enfarinha e com a ajuda de um rolo, tenda-a m forma rectângular.
Disponha o recheio das maçãs no centro da massa, fazendo uma tira no sentido do comprimento. Dê uns golpes oblíquos dos lados de modo a obter uma tiras. Cruze as tiras sobre o recheio.
Forre o fundo de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal, polvilhe com farinha e coloque a Vanoka em cima. Tape com um pano de cozinha e deixe levedar mais 30 minutos.
Ligue o forno a 200º. Pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno estar estar bemm douradinha.

Retire do forno e coma morna ou fria!


2 Barriguinhas Comentaram

  1. Nem te digo nem te conto! Isto está demais! Imagino o cheiro maravilhoso e divinal que deve ficar na cozinha! Para não falar do sabor! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado fantástico de sabor, a julgar pelo fantástico aspecto. :)
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas