Donuts...tão bons e irresistíveis!

Como sabem, o blogue tem uma nova imagem e esta receita foi pensada dentro do tema do nosso novo logotipo - UM DONUTS. Queria arranjar uma nova foto de perfil para a pánina no facebook e acho que consegui o que pretendia. Vocês me diram o que vos parece do resultado final.

Foi muito divertido preparar esta receita, principalmente a parte da decoração e das fotos!
A massa estava deliciosa e fofa.
Vale a pena fazer para uma mesa de festa e não vai desiludir ninguém, quer a nível visual ou de sabor!

Conselhos: *Preparar todos os ingredientes necessários, dividos nas quantidades da receita. Este processo facilita muito o trabalho. Esta receita rendeu 30 donuts pequenos. Para mim ficaram no tamanho perfeito. *O leite para o fermento deve estar morno e não quente. O leite quente destrói as propriedades levedantes do fermento. *Use mesmo manteiga à temperatura ambiente e não margarina ou creme vegetal (faz a diferença)

Materiais
Papel absorvente de cozinha
2 garfos para virar os donuts e retirar depois de fritos
Óleo para fritar (use de preferência o de girassol)
1 Copo de vidro
1 Tampa de garrafa peq.
Papel vegetal (usei para colocar na mesa onde dispus os donuts já cortados, que depois precisam de 1 hora a descansar, antes de fritar. Podemos colocá-los um tabuleiro, mas como não tenho um tabuleiro assim tão grande, optei por fazer assim.



Sei que estão ansiosos pela receita, por isso aqui vai:



Ingredientes
90g de leite morno
30g de fermento de padeiro fresco
120g de farinha tipo 55

300g de farinha tipo 55 (usei Espiga)
200g de farinha de trigo normal com fermento (usei Branca de Neve)
20g de leite em pó
1 ovo inteiro
1 pitada de sal
130g de agua
80g de manteiga à temperatura ambiente
80g de açúcar baunilhado (pode usar açúcar branco, eu prefiro com aroma de baunilha)

Óleo de girassol para fritar

Para a cobertura
200g de chocolate branco + 50ml de natas + 50ml de óleo de girassol
Corante rosa ou outras cores da sua preferência
200g de chocolate branco + 50ml de natas + 50ml de óleo de girassol
Purpurinas comestíveis Vahinè


Preparação
Dissolver o fermento no leite morno. Juntar a farinha e amassar bem. Formar uma bola e colocar numa tigela tapada com película aderente e deixar descansar 15 minutos.
*Pode usar um robot de cozinha e neste caso programa 2 minutos em modo rolo da massa.

Numa taça grande coloque as restantes farinhas. Faça uma cova ao meio e adicionado todos os outros ingredientes para a massa, incluindo a levedura que esteve a descansar. Amasse muito bem até que se despegue das mãos.
*Num robot de cozinha programa 6 minutos no modo rolo da massa.

Retira a massa para cima da bancada. Amasse mais um pouco se necessário. Abra a massa para que fique com 1cm de altura de corte rodelas (usando para isso um copo de vidro). No meio dos discos e usando um cortador redondo pequeno (eu usei um de uma embalagem de sumo), faça o buraco central. Vá colocando cada rodela em cima de uma apel vegetal na mesa ou num tabuleiro. Faça este processo até terminar toda a massa. Tape com uma toalha de pano e deixe descansar durante hora.


Aqueça o óleo.
Coloque ao lado uma travessa com papel de cozinha para retirar o excesso de gordura aos donuts depois da fritura.
Frite 3 donuts de cada vez. Assim que dourar vire do outro lado. Vai verificar que esta massa, assim que entra em contato com o óleo quente incha de imediato, dando aos donuts aquela forma arredondada. Frite todos os donuts e deixe-os arrefecer, o que vai acontecer rapidamente, uma vez que não são muito grandes.

Para as coberturas, leve os chocolates em separado com as natas e o óleo ao microondas de 40 em 40 segundos e vá mexendo até que derretam e fiquem bem emulsionados. O óleo ajuda a que o chocolate não solidifique tao rápido. Se vir que é necessário pode ir acrescentado aos poucos natas até estar bem. Deve ficar espesso para que aderi perfeitamente aos nossos donuts.

No caso do chocolate brando, divida em duas partes e numa das partes coloque a ponta de um palito com o corante desejado (ou pode colorir as duas partes). Esta parte é sempre um gosto pessoal e uma questão de imaginação.

Passe um dos topos dos Donuts pelo chocolate desejado e decore com purpurinas comestiveis. neste caso usei Vahinè

Agora delicie-se e observe a reação de quem prova!





Ah, já me esquecia... a foto que consegui para o perfil do facebook ficou assim...





2 Barriguinhas Comentaram

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas