Perú Recheado *Especial Fim de Ano*


Ingredientes Para Temperar o Peru 24 horas Antes de o Cozinhar

1 Perú (entre 4 a 5 Kg, para 10 pessoas) dessossado no peito (peça no seu talho)
6 Limões (sumo de 2 e os restantes quatro às rodelas)
6 Laranjas (sumo de 2 e as restantes quatro às rodelas)
Água fria
1 cálice de vinho do Porto
1 cálice de aguardente
1 cravinho
Sal
Pimenta em grão (preta e vermelha)
1 cabeça de alhos
1 colher de sopa de mel

Preparação do Tempero

Coloque o peru dentro de uma alguidar ou de uma panela grande, de forma a que possa cobrir o peru com água. Tempere com o sumo das 2 laranjas e dos 2 limões e adicione os restantes limões e laranjas ás rodelas. Acrescente: o vinho do Porto, a aguardente, o cravinho, a pimenta em grão a cabeça de alhos partida ao meio e o mel. Tempere com sal e cubra de água fria. Deixe repousar durante 24 horas.

Ingredientes Para o Recheio

300 g de carne de vaca picada
300 g de carne de porco picada
50 g de bacon picado
10 castanhas cozidas
50 g de pinhões
50 g de nozes
100 g de azeitonas pretas sem caroço às rodelas
2 cebolas vermelhas
3 dentes de alho
80 g de margarina
Salsa
1 cálice de aguardente
1 colher de sopa de farinha (ou se preferir pode utilizar uma carcaça demolhada em água)
1 ovo
Sal, louro em pó, noz moscada e pimenta

Preparação do Recheio

Leve ao lume a margarina. Junte as cebolas e os alhos picados, o bacon, as castanhas e as nozes aos pedaços e os pinhões. Deixe em lume brando até cozer e alourar, ligeiramente, a cebola. Retire do lume. Numa taça grande misture: a carne de vaca, a carne de porco, as azeitonas, a salsa picada, a aguardente, a farinha (ou o pão), o ovo e o refogado preparado anteriormente. Tempere com o sal, a pimenta, a noz moscada e o louro em pó. Envolva tudo com as suas mãos. 

Ingredientes Finais na Altura de Assar o Peru

1 garrafa de espumante Bruto
50 g de manteiga derretida
2 cenouras
3 aipos
2 cebolas
Sumo de 2 laranjas
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de sopa de mel

Preparação

No fundo da assadeira coloque as cenouras cortada aos quadradinhos, os aipos às rodelas e as cebolas picadas. Regue com um fio de azeite. Coloque o Peru sobre esta cama. Encha o Peru com o recheio anteriormente preparado. Coza a abertura do Peru com linha branca. Pincele o Peru com a margarina derretida, regue com um pouco de espumante e leve a forno médio (cerca de 160º). Normalmente o Peru leva a cozer cerca de 1 hora por cada Kg, mas pode necessitar de mais tempo. De vez em quando vá regando o Peru com o espumante e com o próprio caldo que se vai entretanto formando.

Faça um molho com o sumo das 2 laranjas, o cálice do vinho do Porto e a colher de sopa de mel. Mexa bem. Quando faltar cerca de 15 minutos para desligar o forno deite este molho sobre o Peru e deixe terminar de assar.

Pode servir com batatinhas no forno e castanhas, temperadas com vinho branco, sal, pimenta, e azeite!

Bom Apetite :)

1 Barriguinhas Comentaram

  1. o querido Barriguinhas reuniu os amigos na noite de passagem de ano e, além de nos proporcionar momentos inesqueciveis, presenteou nos com este maravilhoso prato (que estava divinamente preprado e estupendamente saboroso) acompanado de uma magnifica sangria de champanhe com frutos silvestres.
    Para picar de vez em quando, tinhamos coisas maravilhosas que o Barriguinhas já partilhou com todos, tarte de amêndoa, bolo de amêndoa com canela, molotof, arroz doce, bombons (chocolate c/noz), enfim...tudo comidinha santa para mantermos a linha.
    Obrigado por tudo Barriguinhas.
    Obrigado AMIGA

    ResponderEliminar

Muito Obrigado pelo seu comentário e pelo tempo que usou para visitar o meu site e esta receita em particular! Um beijinho e volte sempre
Lúcia Costa - O Barriguinhas